Rédeas de Ouro consagra bicampeonato de Maximiliano Conceição

Um grande público esteve nas arquibancadas do Centro Hípico Querência, na Zona Sul de Porto Alegre (RS), para acompanhar na noite deste sábado, dia 27 de setembro, a grande final da categoria aberta da segunda edição do Rédeas de Ouro, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Quem esteve no local, acompanhou a consagração do conjunto Maximiliano Conceição e F5 Licurgo Tapajós como grande vencedor da prova, conquistando o bicampeonato após chegar a uma nota de 224 pontos.

 

Na segunda colocação ficou Duque do Caajara, montado por Gilson Vendrame, enquanto no terceiro lugar do pódio figurou Roberto Jou, que montou Así No Más do Purunã. Emocionado, Conceição comemorou a nova conquista na competição. Lembrou também da evolução e amadurecimento do cavalo em relação ao ano passado. Afirmou ainda que o "loiro", como chama F5 Licurgo Tapajós, é o cavalo de sua vida. "É uma sensação quase inexplicável. Não tem palavras para definir isto. Todo o cavaleiro tem o cavalo da sua vida e com o 'loirinho', desde o primeiro momento que montei ele quando ainda era um potro, senti que este era o cavalo da minha vida. Fazer uma prova destas sentimos que o cavalo está esperando qualquer comando, qualquer mexida é uma coisa fantástica", salientou, acrescentando ainda que vai buscar o tricampeonato na edição de 2015.

 

Para o jurado Hiram Resende, que avaliou a prova juntamente com Nelson Rodrigues e Cristiano Jayme, F5 Licurgo Tapajós é um cavalo diferenciado já pode ser considerado um dos animais de ponta nas rédeas no Brasil. Sobre a prova, destacou o excelente nível técnico dos competidores que deram um verdadeiro show em pista. "Fiquei maravilhado com o que vi, desde as classificatórias que tiveram um grande nível técnico. Mas a final me surpreendeu muito. A raça Crioula tem evoluído a cada ano, aparecendo cavalos diferenciados, com movimentações mais sutis como a modalidade exige. E o Crioulo vem crescendo a cada ano e mostrando uma boa genética", observou.

 

E F5 Licurgo Tapajós comprovou no domingo que merece o título de cavalo diferenciado nas rédeas. Desta vez montado por Jonathan Marca dos Santos, foi o vencedor também na categoria amador, repetindo os mesmos 224 pontos conquistados na noite anterior. Conforme Gilvane Terezinha Marca dos Santos, proprietária da Cabanha Marca dos Santos, de Viamão (RS), os resultados se devem aos treinamentos e investimentos no trabalho com as rédeas que vem sendo realizado pelo criatório. "É um cavalo diferente e hoje é o melhor cavalo Crioulo de rédeas do Brasil. Tivemos uma alegria já na categoria aberta, onde trouxemos sete animais e todos entraram para a final. Toda a nossa equipe está de parabéns", ressaltou.

 

O presidente da ABCCC, Mauro Ferreira, afirmou que o resultado em pista da raça Crioula nas rédeas demonstra o trabalho de seleção que a entidade vem desenvolvendo ao longo dos anos. "É a confirmação de que esta seleção norteada pela ABCCC década após década resultou em um cavalo muito competitivo em todos os segmentos do cavalo de sela. E esta capacidade do Crioulo nas rédeas só se reafirma ano após ano. Somos agradecidos aos competidores e aos jurados que tornaram este evento um sucesso e imaginamos que este é o início de um processo. Estamos satisfeitos com o evento mas sempre pensando no que pode melhorar e valorizar ainda mais a participação do Crioulo nas rédeas", avaliou.

 

No Potro do Futuro categoria Aberta, a vitória ficou com Pampeiro dos Três Pinhais, montado por Rodrigo Nieves. Também foram vencedores ao longo do final de semana a amazona Juliana Azevedo Osório, de Palmares do Sul (RS), que venceu o Potro do Futuro da categoria Amador montando Rusga do Trinta e Oito. Na categoria Principiante a vitória ficou com Danilo Rodrigues dos Santos, de Leme (SP), montando Favorito II do Cerro Agudo. Na novidade do ano, a categoria Snaffle Bit, para animais com até três anos hípicos, realizada na manhã de sábado, o título ficou dividido entre Huracan do Capão Redondo, montado por Rodrigo Nieves, e Sol de Maio do Trinta e Oito, conduzido por Antônio Corrêa.

 

Confira os vencedores do Rédeas de Ouro

 

Categoria Aberta

 

F5 Licurgo Tapajós, filho de Senhor de Santa Thereza e Onda Perau; criadores Marco Sanchotene e Francisco Borges e expositora Gilvane Terezinha Marca dos Santos, Cabanha Marca dos Santos, Viamão (RS). Cavaleiro: Maximiliano Conceição. 

 

Potro do Futuro Categoria Aberta

 

Pampeiro dos Três Pinhais, filho de Índio do Boeiro e Ladainha dos Três Pinhais; criador Vilson Aozane Bilibio e expositores Norberto Ullmann e Poliani Naressi, Cabanha Sorsul, Horizontina (RS). Cavaleiro: Rodrigo Nieves.

 

Categoria Amador

 

F5 Licurgo Tapajós, filho de Senhor de Santa Thereza e Onda Perau; criador Marco Sanchotene e Francisco Borges e expositora Gilvane Therezinha Marca dos Santos, Cabanha Marca dos Santos, Viamão (RS). Cavaleiro: Jonathan Marca dos Santos.

 

Potro do Futuro Categoria Amador

 

Rusga do Trinta e Oito, filha de Idahue da Boa Vista e Lagosta do Trinta e Oito; criador Cabanha do 38 Agropecuária e expositora Juliana Azevedo Osório, Palmares do Sul (RS). Amazona: Juliana Azevedo Osório.

 

Categoria Principiante

 

Favorito II do Cerro Largo, filho de Las Callanas Chiquelero e Tirana do Cerro Agudo; criador Condomínio Dr. Nelson Souza Piegas e expositor Laércio Casalecchi Filho, Espírito Santo do Pinhal (SP). Cavaleiro: Danilo Rodrigues dos Santos.

 

Snaffle Bit

 

Sol de Maio do Trinta e Oito, filho de Duque do Caajara e Destreza Cala Bassa; criador Cabanha do 38 Agropecuária Ltda e expositores Fernando e Guilherme Vasconcellos, Cabanhas Marca 15 e Santa Augusta, Rosário do Sul (RS). Cavaleiro: Antônio Corrêa.

 

Huracan do Capão Redondo, filho de Buenacho 04 do HV e Xereta do Capão Redondo; criadores Luiz Carlos e Antônio Carlos Py e expositor Antônio Carlos Py, Fazenda Capão Redondo, Barra do Ribeiro (RS). Cavaleiro: Rodrigo Nieves.

 

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

 

Sonoras

 

Maximiliano Conceição

https://soundcloud.com/agroeffective/maximiliano-conceicao-2-redeas-de-ouro

 

Mauro Ferreira

https://soundcloud.com/agroeffective/mauro-ferreira-redeas-de-ouro

 

Please reload

Últimos Releases
Please reload