Cabanhas precisam estar atualizadas sobre gestão dos negócios

Cada vez mais os negócios no campo estão profissionalizados. No meio dos equinos, com valorizações constantes nos preços de animais e crescimento de negócios, é importante os criadores terem noção de que realizar a administração de uma cabanha precisa ser muito próxima ao que é uma empresa. Pensando nisso, o Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe) vem realizando cursos de administração de cabanhas. A próxima edição será de 15 a 18 de janeiro da Cabanha Sabiendas em Viamão (RS).

Segundo o diretor do Cegafe, Daniel Schneider, para o administrador ter uma boa gestão da sua cabanha é importante que o criador tenha noção de três pilares básicos: saúde animal, planejamento estratégico e gestão financeira. "Na minha opinião é o que vai sustentar todo o trabalho a ser desenvolvido. Tendo o domínio destes fatores ele poderá comandar o negócio, mas nunca esquecendo as características de um líder", salienta.

No quesito saúde animal, Schneider observa que o administrador precisa estar atento com itens como nutrição, pastagens, manejo reprodutivo e cuidados com manadas à campo e cavalos à galpão, pois será quem vai tomar as principais decisões e fazer os investimentos em insumos, além de decidir a equipe de trabalho. Já em relação ao planejamento estratégico, o diretor do Cegafe avalia como um dos principais ítens para o equilíbrio da cabanha. "A partir daí se decide a genética que será seguida, é necessário conhecer as famílias dos animais que serão trabalhados, qual modalidade será o foco, número de éguas no plantel e garanhões que serão utilizados, entre outros fatores", ressalta.

Schneider destaca também que na gestão financeira o administrador precisa ficar de olho e se familiarizar com termos como custo fixo, custo variável e preço. "Nesta hora que o proprietário saberá o quanto gasta e aliado ao planejamento estratégico o criador poderá saber quais serão os ganhos com os seus produtos. Ele saberá o quanto investe em um potro, o quanto é importante em termos genéticos e a que preço ele pode chegar", explica.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cegafe.com.br.

Please reload

Últimos Releases
Please reload