Cachoeira do Sul consagra mais oito finalistas ao Freio de Ouro

 

Nem a chuva que caiu na noite anterior e começou timidamente no início da manhã do domingo da classificatória ao Freio de Ouro de Cachoeira do Sul (RS), arrefeceu o ânimo dos competidores que disputaram na pista do Parque de Exposições Ivan Tavares mais oito vagas para a grande final da competição, que ocorre no final de agosto na Expointer, em Esteio (RS). O cavalo Mascarado Cala Bassa, da Cabanha Cala Bassa, de Bagé (RS), montado pelo ginete Raul Lima, foi o vencedor entre os machos, enquanto nas fêmeas a primeira colocação ficou com BT Basteira, da Reconquista Agropecuária, de Alegrete (RS), montada pelo ginete Daniel Teixeira.

 

O proprietário da Cala Bassa, Marcelo Rezende Móglia, não acompanhou a prova do local, pois retornou à Bagé para conferir a Exposição Passaporte, que classifica animais para a final da Morfologia. Mesmo de longe, comemorou o resultado de um cavalo que foi uma aposta funcional da cabanha. "É um cavalo excelente com muitas qualidades funcionais e queríamos ver o desenvolvimento dele com o Raul Lima, que vive um grande momento. Ele andou muito bem e temos a expectativa de que o cavalo faça um bom papel no Freio de Ouro", analisa.

 

Conforme o proprietário da Reconquista Agropecuária, Marcelo Tellechea Cairoli, explica que a ideia já era ter entrado com a égua no ciclo de inéditos no ano passado, mas que não teve tempo para colocar BT Basteira em pista e preferiu apostar nesta temporada para colocá-la nas provas funcionais, no qual analisa que tem grande futuro. "É muito importante ganhar uma classificatória ao Freio de Ouro e chegar na final. Ganhar uma seletiva é entrar pela porta da frente, ficamos muito contentes com isto. Nossa expectativa é fazer uma boa final", ressalta.

 

Para o jurado Ricardo Vieira Borges, que foi responsável pela avaliação juntamente com César Augusto Rabassa Hax e Ciriaco Macedo Py, os animais que andaram na frente durante a classificatória demonstraram qualidade para chegar entre os primeiros na grande final. "Foi uma classificatória bem organizada com qualidade de pista e de animais. Todos os animais tem condições de fazer um bom papel", observa.

 

O vice-presidente de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Luís Rodolfo Machado, avalia que a classificatória de Cachoeira do Sul, que recebeu pela primeira vez uma seletiva da competição, ficou dentro do esperado. Sobre a prova, acredita que manteve o bom nível de crescimento que é observado já há alguns anos. "A classificatória transcorreu bem, tivemos um gado que ajudou. Cada vez mais vemos nas pistas a evolução da raça Crioula", salienta

 

O ginete destaque da classificatória foi Daniel Teixeira, que agradeceu o prêmio mas lembrou que outros competidores também mereceram reconhecimento nesta etapa de seletivas. "O Raul Lima classificou mais dois animais, o Gabriel Marty também. É um prêmio para todos nós", reforça.

 

A próxima parada das classificatórias ao Freio de Ouro já ocorre no próximo final de semana com a seletiva no município de Pelotas (RS).

 

 

Confira o resultado

 

Fêmeas

 

BT BASTEIRA

Criador: CONDOMÍNIO FLAVIO BASTOS TELLECHEA, URUGUAIANA-RS

Expositor: MARCELO E MARIA DA GLORIA TELLECHEA CAIROLI

Estabelecimento: RECONQUISTA AGROPECUÁRIA LTDA, ALEGRETE-RS

Ginete: DANIEL TEIXEIRA

Média: 20,142

 

EMBLEMA BERTOLINI

Criador: IRANI BERTOLINI, MINAS DO LEÃO-RS

Expositor: IRANI BERTOLINI

Estabelecimento: FAZENDA BERTOLINI, MINAS DO LEÃO-RS

Ginete: RAUL LIMA

Média: 19,947

 

ESTÂNCIA DO MACANUDO

Criador: MAURO E TELMO FERREIRA, LAVRAS DO SUL-RS

Expositor: MAURO E TELMO RAIMUNDI FERREIRA

Estabelecimento: CABANHA MACANUDO, LAVRAS DO SUL-RS

Ginete: GABRIEL MARTY

Média: 19,151

 

HERMOSA MAPOCHO

Criador: SÉRGIO SANTOS SANT´ANNA E FILHAS, PORTO ALEGRE-RS

Expositor: SÉRGIO SANTOS SANT´ANNA E FILHAS

Estabelecimento: CABANHA MAPOCHO, PELOTAS-RS

Ginete: DANIEL TEIXEIRA

Média: 19,111

 

Machos

 

MASCARADO CALA BASSA

Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA, BAGÉ-RS

Expositor: MARCELO REZENDE MÓGLIA

Estabelecimento: CABANHA CALA BASSA, BAGÉ-RS

Ginete: RAUL LIMA

Média: 19,620

 

SC BRAZÃO

Criador: CARLOS SANTOS SILVEIRA DE ÁVILA, JAGUARÃO-RS

Expositor: TIAGO FRACCARO

Estabelecimento: CABANHA 52, JOINVILLE-SC

Ginete: MARCOS SILVEIRA

Média: 19,065

 

BALCONERO FLOR DO TABULERO

Criador: MAURO LUCIANO DE MELO, SANTO ÂNGELO-RS

Expositor: MAURO LUCIANO DE MELO

Estabelecimento: TABULERO AGRICULTURA E PECUÁRIA, SANTO ÂNGELO-RS

Ginete: JOSÉ FONSECA MACEDO

Média: 19,027

 

ESCUDO DA RONDA

Criador: LAURA E ANA LUIZA BASTOS FERNANDES, URUGUAIANA-RS

Expositor: CONDOMÍNIO ESCUDO DA RONDA

Estabelecimento: , URUGUAIANA-RS

Ginete: GABRIEL MARTY

Média: 18,555

 

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

Please reload

Últimos Releases
Please reload