Genética da Conexão Delta G é reconhecida por empresa norte-americana

A CRI, maior central de inseminação dos Estados Unidos, acaba de contratar mais um reprodutor de associados da Conexão Delta G, o touro da raça Braford Chamame, da Agropecuária Caty, de Santana do Livramento (RS). O exemplar foi incorporado à bateria de touros da central. Com a contratação de Chamame, a Conexão Delta G passa a ter, atualmente, 29 touros das raças Hereford e Braford em coleta nas principais centrais de inseminação do país.
 
De acordo com Bernardo Potter, da Agropecuária Caty, o animal, que ainda não completou os quatro anos de idade, já possui em sua primeira avaliação de progênie filhos avaliados em nove rebanhos, com alta confiabilidade nos dados gerados. "O touro se destaca pelo alto potencial genético demonstrado nos rebanhos avaliados e extrema beleza racial", ressalta. Segundo Daniel Carvalho, representante da CRI, o sêmen do reprodutor se encaixa perfeitamente em rebanhos comerciais para cruzamento industrial e para rebanhos puros, com o objetivo de selecionar a raça.
 
Chamame foi um dos touros selecionados pelo GenSys e Conexão Delta G para fazer parte do programa Touro Jovem, que tem por objetivo identificar, a cada ano, dentro dos rebanhos integrantes da Conexão Delta G, os melhores touros jovens para participar do teste de progênie do programa. “Esse é o melhor modelo para identificarmos futuros touros pais, pois os selecionamos de acordo com os seus dados e fenótipos e, após, os testamos em nossos rodeios, de modo a identificar aqueles que de fato reproduzem bem”, explica o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg. 
 

O próprio Chamame é um exemplo do trabalho genético de geração em geração, pois seu pai, Coronilha, que integra agora a bateria de reprodutores da Select Sires, foi, também, touro jovem em sua safra. “Se olharmos os sumários de touros, veremos que muitos dos touros que lideram o ranking foram touros jovens em suas respectivas safras”, explica Eichenberg.
 
Nos próximos dias ocorrerá a seleção dos touros jovens da safra 2014, os quais irão para coleta na Progen, em Dom Pedrito, e, posteriormente, terão suas doses distribuídas entre todos os membros da Conexão Delta G.

Please reload

Últimos Releases
Please reload