Gurizada encerra participação da raça Crioula na Expointer

Uma das provas mais cativantes e envolventes da raça Crioula vai encerrar a programação da Expointer neste ano. O Freio Jovem, disputado por crianças e adolescentes, estará em pista no último final de semana da feira, dias 3 e 4 de setembro, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão 64 conjuntos que vão mostrar que a gurizada, desde cedo, já está treinando para no futuro alcançarem o pódio do Freio de Ouro.

 

Segundo Tuane Stumpf Machado, membro da Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a expectativa é que o ciclo deste ano acompanhe a evolução que as crianças e adolescentes vem mostrando nas pistas, comprovada pelo crescimento de participantes da modalidade. "Nossa expectativa esse ano para o Freio Jovem é que a qualidade siga aumentando como vem acontecendo nos últimos anos, ainda mais com o aumento do número de participantes durante o ciclo", revela.


A diferença do Freio Jovem para a prova dos adultos está na presença de jovens aspirantes a ginetes de ambos os sexos, assim como a não utilização de novilhos nas provas de campo devido aos riscos. Por isso, no lugar da paleteada foram criadas provas sem gado em que é avaliada a movimentação do ginete e do cavalo. 


A Comissão Jovem vai organizar uma série de atividades para o público entre atrações culturais, palestras e concursos. No domingo, após a final do Freio de Ouro, ocorre um show no espaço de convivência, com o grupo Quarteto Coração de Potro. Na sexta-feira, 2 de setembro, será realizada a partir das 19h a segunda edição do curso Jurado Jovem, com o tema Morfologia, incluindo uma aula prática com o jurado Carlos Loureiro de Souza. Na primeira edição participaram 40 jovens. E no sábado, 3 de setembro, às 19h, acontece no Tatersal do Cavalo Criolulo palestra com o tema "Família Crioulista".


Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

Please reload

Últimos Releases
Please reload