Simvet/RS debate novas regras de combate à Brucelose e Tuberculose

A atualização no regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), prevista pela Instrução Normativa nº 10/2017, foi debatida nesta quinta-feira, 31 de agosto, em palestra organizada pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS). O encontro, realizado na Casa do Veterinário no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), reuniu representantes do Ministério da Agricultura e profissionais da área, que examinaram todo o novo processo de vacinação, testes, diagnósticos e inspeção sanitária de bovinos e bubalinos.
 
Em sua apresentação, o auditor fiscal federal agropecuário Rodrigo Teixeira Pereira, responsável pelo Programa no Estado, destacou as principais mudanças e traçou um panorama sobre a prevalência destas doenças no Brasil e no Estado. Ele destacou a importância da padronização dos processos em todo o País. "Estamos em um processo de ascensão na inspeção. Quanto mais focos encontramos, mais saneamentos podemos realizar", explicou. 
 

Para o auditor, as alterações da IN 10 agilizam os procedimentos de vacinação e de certificação  de propriedades livres. "Este texto contribui para viabilizar os testes, diminuindo custos e mantendo a segurança. O Programa tem avançado bastante, principalmente no Rio Grande do Sul, onde prevemos cerca de mil propriedades livres de brucelose e tuberculose até o final do ano", projetou. 


De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Estado é atualmente o segundo com maior número de certificações. A presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, salienta que o maior número de profissionais habilitados a executar os exames tem ajudado a identificar mais rapidamente os focos. A revisão das normas também considera as condições sanitárias em cada Estado brasileiro. Após a finalização do levantamento epidemiológico, está prevista uma classificação de cada unidade da federação a partir do grau de risco para estas doenças.


Na programação do Simvet/RS ainda teve espaço para o lançamento de duas publicações: o livro "Tratado de Medicina Veterinária Legal", de autoria dos médicos veterinários Valdecir Vargas Castilho, Raimundo Alberto Tostes e Sérvio Túlio Reis, e da cartilha "Atribuições dos Médicos Veterinários no Serviço Público Municipal", elaborada pelo Sindivet/PR. A programação do dia finalizou com a entrega do troféu Destaque Parlamentar ao deputado federal Onyx Lorenzoni, conferido pela Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev).

Please reload

Últimos Releases
Please reload