Freio do Proprietário vai movimentar Parque Assis Brasil

Último dos eventos pós-Expointer que fecha o ciclo de finais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no ano, o Freio do Proprietário vai mobilizar criadores e usuários da raça entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os competidores disputarão o alto do pódio nas categorias Amador, Master, Amador B e Master B. 


Para o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário, Fernando Gonzalez, há uma grande expectativa para a final deste ano, especialmente por ela ter um destaque especial fora da Expointer mas dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), que é o palco da raça Crioula. "Com isso buscamos dar comodidade aos participantes, facilitando a proximidade das suas famílias, pois na Expointer, apesar da grande visibilidade, há uma dificuldade maior de acesso por ocorrer junto à feira", ressalta.


Gonzalez acredita em uma prova de grande qualidade com uma boa participação de número de competidores. Lembra que neste ano foram habilitados para a final 105 conjuntos, número quase o dobro do ciclo anterior. A estimativa é que a partir das mudanças para este ano, o Freio do Proprietário evolua cada vez mais a cada ano que passa. "Nosso objetivo é massificar cada vez mais a prova, tirando da arquibancada pessoas em condições de participar da modalidade sem perder o nível da competição", observa.


Os organizadores esperam, além da grande prova em pista, que o Freio do Proprietário seja um momento de lazer e integração entre criadores e usuários do Cavalo Crioulo. A decisão do Freio do Proprietário terá como jurados na categoria Amador Jorge Rosas Demiate Júnior, juntamente com José Luis Gomes e Renato Morrone. Já na divisão Master, a responsabilidade pela avaliação dos conjuntos ficará a cargo de Roither Bez Barzan, Roberto Crespo e Thiago Schilling de Ávila. 
 
O Freio do Proprietário é uma prova funcional baseada no regulamento do Freio de Ouro. Portanto, o circuito da competição engloba provas credenciadoras, que habilitam o conjunto a participar da grande final. O animal com melhor qualificação morfológica e tipicidade racial receberá, do técnico supervisor do evento, um certificado de Selo de Raça da ABCCC. Já os jurados, escolherão o ginete destaque de cada categoria.


Confira a programação


28 de setembro de 2017 (Quinta-feira)     
16h - Revisão animais Freio do Proprietário 


29 de setembro de 2017 (Sexta-feira) 
8h - And./Fig./VSP e Esb.  
 
30 de setembro (Sábado)
8h - Prova de Mangueira
14h - Prova de Campo        
 
1º de outubro (Domingo)
8h - Fase Final


Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

Please reload

Últimos Releases
Please reload