Docentes do ensino agrícola nacional marcam encontro em Porto Alegre

No país da agropecuária, o principal ativo responsável em preparar o futuro da lavoura nacional estará reunido de 4 a 6 de julho, em Porto Alegre. Docentes de todo o país com atuação pedagógica no setor estão convidados para participar do 34º Encontro Estadual de Professores e 7º Congresso Nacional de Ensino Agrícola. As inscrições podem ser realizadas no site www.agptea.org.br/inscricao.

 

Os eventos são uma realização da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) e da Federação Nacional de Ensino Agrícola (Fenea). A programação inclui palestras técnicas sobre agricultura, zootecnia e cooperativismo e debates sobre gestão e a criação do Conselho dos Técnicos Agrícolas.

 

O ato de abertura dos eventos será realizado em 4 de julho, às 19h, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, seguido da palestra A arte de educar. “Nosso objetivo com esses encontros é trazer elementos que hoje são grandes gargalos do ensino agrícola. Os maiores problemas que as escolas enfrentam no seu dia-a-dia para dar conta do processo pedagógico”, explica o presidente da Agptea, Fritz Roloff. “Ao longo dos anos, os governos têm se esquecido um pouco da responsabilidade e jogam a gestão dos problemas que seriam da mantenedora para a direção das escolas. Hoje é bastante difícil uma escola conseguir dar conta das suas demandas pedagógicas sem um apoio maior, principalmente de repasse financeiro. As escolas técnicas estão desde janeiro sem receber recursos”, complementa.

 

Sobre a programação, o presidente da instituição gaúcha adianta que um dos momentos mais importantes será a comemoração das bodas de ouro da entidade. “Vamos celebrar 50 anos da Agptea, fundada em 2 de julho de 1969. Essa data é, para nós, uma referência no ensino e para as escolas técnicas agrícolas do nosso Estado”, orgulha-se.

 

Confira a programação

 

04 de julho de 2019 (Quinta-feira)

 

16h – Recepção e hospedagem das Delegações (Hotel Coral Tower Express, Avenida Getúlio Vargas, 318 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre).
17h – Reunião do Conselho de Diretores das Escolas Agrícolas (Hotel Coral Tower Express)
19h30min – Ato de Abertura do Encontro (Centro de Eventos Casa do Gaúcho).
20h – Palestra de abertura do Evento – A arte de educar (JK)
21h - Coquetel
 
05 de julho de 2019 (Sexta-feira)

 

9h - Palestra: Ser professor e liderança em tempos de retrocesso e crise das e nas instituições. (Prof. Dr. Ricardo Antonio Rodrigues - IFFar - Campus Jaguari)
10h – Intervalo
10h15min – Palestra: Manejo de espécies cultivas com "Eficácia, Racionalidade e Sustentabilidade.” (Sérgio Miguel Mazaro - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
12h – Almoço
13h30min – Palestra: Práticas integrativas para uma vida saudável (Deputado Federal Giovani Cherini)
15h – Palestra: Demandas da Educação Profissional - Seduc - Suepro
16h15min – Lanche - Restante do dia livre para visitas ou passeios em Porto Alegre por conta de cada participante.
20h – Jantar baile em homenagem aos 50 anos da Agptea
 
06 de julho de 2019 (Sábado)

 

8h30min – Deslocamento para o Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio
9h30min – Palestra: O cooperativismo na era pós moderna – Educredi
11h - Painel: Novo Conselho Profissional dos Técnicos Agrícolas e suas implicações para o ensino – (Antônio Tiago da Silva – Presidente da Finta – Vitório Freitas – Emater/MG - Ivanilson Pereira - Presidente do Sintarrn – Roberto Dalpiaz Rech – Presidente do Sintargs)
13h – Almoço de encerramento na Casa da Agptea no Parque de Exposições

 

Foto: Ton Silva/Divulgação

Please reload

Últimos Releases
Please reload