Associados da Apil/RS conquistam 22 prêmios no Concurso Estadual de Queijos

Realizada na última sexta-feira, dia 5 de julho, em Carlos Barbosa (RS), a quinta edição do Concurso Estadual de Queijos, promovida pela Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL), premiou os melhores produtos do ano em diversas categorias. Os associados da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) se destacaram no certame. Ao todo, foram analisados 47 queijos e doces de leite divididos em 13 categorias.

 

O grande campeão do ano foi o queijo Masdam do Laticínio Nova Alemanha, de Ivoti (RS), que obteve a maior pontuação entre todos os produtos analisados pelos jurados. De 26 distinções entregues aos vencedores entre medalhas de ouro, prata e bronze, 22 foram para associados da Apil/RS. Além da Nova Alemanha, foram premiados queijos dos associados Coopar Pomerano, Friolack Indústria de Laticínios, Granja Cichelero, Laticínios Frizzo e Laticínios Kiformaggio. 

 

Para o presidente da Apil/RS, Wlademir Dall'Bosco, é importante para todas as agroindústrias apresentarem amostras de seus produtos para serem avaliados, pois demonstra o trabalho, a partir da avaliação, da qualidade do produto. "Os nossos produtos têm qualidade excelente, temos matéria prima de qualidade produzida pelos produtores, todo um trabalho de legislação e fiscalização por parte dos órgãos públicos, um grau de responsabilidade muito grande por parte do setor agroindustrial, a qualificação da mão de obra gaúcha, dos nossos profissionais", afirma.

 

Dall'Bosco destaca também o avanço da cadeia láctea em entregar ao consumidor um produto de alto padrão. "Hoje transformamos 2,5 milhões de litros de leite por dia em queijos. Além disso, 50% do queijo gaúcho produzido é vendido fora do Estado, temos uma produção acima do que é consumido no Rio Grande do Sul, tanto na produção de leite, onde 60% do leite tem que sair do Estado. Esse produto produzido especificamente no Rio Grande do Sul é necessário buscarmos a venda no centro do país e, em breve, quem sabe, buscarmos também o mercado externo. A qualidade é importante e a avaliação ajuda a mostrar que temos bons produtos produzidos no Rio Grande do Sul", observa.

 

Durante a Expointer, de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a Apil/RS vai promover a amostra dos queijos vencedores de seus associados.

 

Confira os resultados

 

Nova Alemanha
 

- Grande Campeão do Concurso Estadual de Queijos
- Medalha de Ouro na categoria Queijo Masdam
- Medalha de Ouro na categoria Queijo Sardo
- Medalha de Ouro na categoria Queijo de Cabra
- Medalha de Prata na categoria Queijo Colonial
- Medalha de Bronze na categoria Queijo de Cabra

 

Friolack Indústria de Laticínios

 

- Medalha de Ouro na categoria Queijo Mozzarela
- Medalha de Ouro na categoria Queijo Coalho
- Medalha de Ouro na categoria Queijo Provolone
- Medalha de Ouro na categoria Queijo Colonial
- Medalha de Bronze na categoria Queijo Prato
- Medalha de Bronze na categoria Queijo Ricota

 

Granja Cichelero

 

- Medalha de Ouro na categoria Queijo Minas Frescal
- Medalha de Prata na categoria Queijo Ricota
- Medalha de Prata na categoria Queijo Parmesão
- Medalha de Bronze na categoria Queijo Coalho
- Medalha de Bronze na categoria Queijo Colonial

 

Laticínios Frizzo

 

- Medalha de Prata na categoria Queijo Coalho
- Medalha de Bronze na categoria Queijo Mozzarela 
- Medalha de Bronze na categoria Queijo Provolone

 

Coopar Pomerano

 

- Medalha de Prata na categoria Doce de Leite
- Medalha de Prata na categoria Queijo Mozzarela

 

Laticínios Kiformaggio

 

- Medalha de Prata na categoria Queijo Prato

Please reload

Últimos Releases
Please reload