ABHB lança Sumário PampaPlus 2019 durante a Expointer

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou o lançamento do Sumário de Avaliação Genética PampaPlus 2019 na Expointer na noite desta segunda-feira, 26 de agosto, em sua sede na no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer. Produzido em parceria entre os criadores da ABHB e a pesquisa e a inovação da Embrapa Pecuária Sul, o material, atualizado anualmente, é destinado aos criadores, com o objetivo de trazer o entendimento da importância da avaliação genética em prol do melhoramento das raças Hereford e Braford no Brasil, através do índice do PampaPlus (IQG) e das demais características avaliadas.

 

De acordo com o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, a grande novidade e diferencial deste ano são as avaliações de carcaça por ultrassonografia nas raças Hereford e Braford. “Com isso, os produtores vão ter uma estimativa do que os touros vão transmitir em termos de rendimento e de acabamento de carcaça”, destaca. “Não é uma medida obrigatória, mas são informações importantes para a produção de carne: a área de olho de lombo, espessura de gordura, acabamento de carcaças, que são características que os frigoríficos preconizam”, complementa a Superintendente de Registro Genealógico ABHB e Coordenadora do PampaPlus pela ABHB, organizadora da edição 2019 do sumário, Zilah Cheuiche.

 

Com 96 páginas, o sumário traz o relatório de avaliação genética das raças Hereford e Braford, com informações completas sobre os touros pais líderes ordenados por várias caraterísticas. Apresenta também as tabelas de touros jovens das raças Hereford e Braford (Top 1%), da geração 2016 e 2017, de touros jovens das provas de avaliações a campo da Embrapa e tabelas de matrizes destaque (Top 5%), assim como as vacas líderes Hereford e Braford. “O material apresenta os resultados dos touros pais e jovens mais promissores e melhor avaliados no ranking e também das vacas geneticamente superiores, candidatas a doadoras de embriões”, explica Cardoso. “A gente reúne informações que são coletadas nas fazendas do registro genealógico e usa toda uma ferramenta estatística para dizer o que os touros vão transmitir para os seus filhos e como isso vai agregar para a produção das fazendas”, completa Zilah.

 

É o resultado de mais de um ano de trabalho, envolvendo criadores, pesquisadores, técnicos e CDT. Desde sua fundação, o programa PampaPlus inova e está em constante aprimoramento. “É mais uma ferramenta para o criador que quer enviar seus dados de registro e selecionar para a produção de carne que, no final das contas, é o objetivo da nossa associação”, relata a superintendente. “Afinal, avaliar, medir e comparar são elementos fundamentais de seleção para a consciência do criador e para avançar com sustentabilidade”, destaca o dirigente da ABHB, Aldo José Tavares dos Santos.

Please reload

Últimos Releases
Please reload