Inclusão de Ouro tem sua primeira final no palco maior do Cavalo Crioulo

Ginetes entre 18 e 69 anos irão apresentar suas habilidades na grande final da competição Inclusão de Ouro, para portadores de necessidades especiais. A prova equestre será realizada na pista da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no próximo sábado, 28 de setembro, a partir das 18h. Esta é primeira final desde a criação da modalidade no ano passado.

 

Após quatro classificatórias, 15 participantes estão habilitados para a decisão da Inclusão de Ouro. De acordo com a coordenadora da subcomissão da prova e também competidora, Josilene da Silva Martins, os conjuntos conduzirão os exemplares da raça na execução de Andadura (tranco, trote e galope) e Escaramuça Livre (movimentos livres). Ela explica que os concorrentes foram divididos em força A e B. A primeira reunirá os ginetes que conquistaram até o segundo lugar nas etapas classificatórias e na força B estarão os demais colocados. “Essa divisão foi feita para dar maior igualdade em nível de equitação entre os participantes mas o percurso será o mesmo para todos”, adianta. “Futuramente, com o avanço das próximas edições, deveremos ter o serviço de um buscador funcional. Trata-se de algo que almejamos para tornar a prova mais competitiva entre os participantes”, complementa.

 

Sobre a iniciativa Josilene destaca que a modalidade é nova mas já um sucesso. “Não há saldo mais positivo pois é uma prova que vai estar completando, nesta final, um ano da sua apresentação e há muitas pessoas interessadas em participar da próxima edição”, comemora. A coordenadora da subcomissão ressalta que a iniciativa tem o objetivo de oportunizar às pessoas, algumas oriundas de equoterapia, a inclusão nas pistas “fazendo o que gostam, competindo em uma prova para chamarem de sua e permanecendo junto a paixão pelo cavalo”, finaliza.

 

O Inclusão de Ouro foi oficializado em outubro de 2018 e teve sua primeira prova realizada em novembro do mesmo ano. A grande final contará com o julgamento de Fernando Gonzales e José Francisco Moura.
 
Confira a programação

 

28 de setembro de 2019 (Sábado)

 

18h – Admissão, abertura oficial e prova
Pós-prova  – Confraternização e entrega de prêmios

 

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Please reload

Últimos Releases
Please reload