Workshop e Concurso evidenciam qualidade genética Hereford e Braford

Com o objetivo de valorizar a qualidade genética produzida pelos criadores das raças Hereford e Braford do Rio Grande do Sul e ampliar as discussões sobre o mercado de carnes bovinas, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Frigorífico Silva e com o Encorte, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promoveu a 1ª edição do Workshop Carne e Mercado e o 6º Concurso de Carcaças Carne Pampa. Realizado nas dependências do Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS), a atividade reuniu cerca de 60 pessoas em uma troca de experiências entre criadores e profissionais do mercado.

 

A programação intensa de atividades iniciou no turno da manhã, com a apresentação da gerente do Programa Carne Pampa da ABHB, Fabiana Freitas, que conduziu os participantes para uma visita técnica nos currais e no interior da industrial. Na ocasião, o público conheceu os critérios de classificação julgados no concurso como idade, conformação, acabamento, peso e sanidade. O diretor comercial do Frigorífico Silva, Gabriel Silva, deu as boas-vindas e abriu o encontro falando sobre o cenário atual do mercado. “Embora enfrentamos algumas dificuldades e estamos passando por momento economicamente complicado, estamos felizes com o cenário novo que está se construindo, pois estava na hora do boi ser mais valorizado”, afirmou Silva, acrescentando que esse cenário irá gerar um fomento da pecuária no Rio Grande do Sul e no Brasil, além de ser importante para a indústria que os produtores sejam mais reconhecidos. 

 

Na sequência, foi a vez de falar sobre comercialização e a viabilidade da pecuária para o mercado, que ficou a cargo do zootecnista e médico veterinário Leonir Luiz Pascoal. O profissional contextualizou a provável rentabilidade da pecuária diante do momento atual, em função dos acontecimentos no cenário internacional da demanda de carne, em especial no mercado chinês. Também integrando o ciclo de palestras, a médica veterinária, pesquisadora e responsável pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Carnes na Embrapa Pecuária Sul, Elen Nalério, abordou as qualidades da carne e seus atributos nutricionais. “Busquei trazer vários estudos e muitas referências científicas. Existe uma necessidade nossa de comer proteína de alta qualidade que a carne nos fornece, além dos minerais é claro, então nós temos várias comprovações que carne faz bem sim para a saúde e o que seria prejudicial segundo os dados científicos seria a carne processada”, explicou.

 

Já as acadêmicas Franciele Ramos e Juliana Milhoranza, do Encorte, falaram sobre o consumo de carne e seus benefícios para a saúde humana e o varejo e a diferenciação de preços. Para finalizar, a gerente do programa carne Pampa da ABHB, Fabiana Freitas, apresentou o programa Carne Pampa e os serviços da ABHB. “O Frigorífico Silva é um dos nossos grandes parceiros. Juntos distribuímos cortes Best Beef Hereford e Zaffari Hereford não só para o Estado do Rio Grande do Sul, mas para todo o território nacional”, afirmou.

 

A dirigente também aproveitou para agradecer ao público presente entre criadores, supervisores e certificadores. “O acompanhamento do médico veterinário e de seus auxiliares na unidade tanto no abate quanto na desossa é de fundamental importância, pois dá segurança, idoneidade e clareza ao processo. O trabalho de todos é fundamental para que a carne chegue à mesa do consumidor com segurança e origem de processo”, finalizou.

 

Outra atração do dia, após três anos, o Concurso de Carcaças Carne Pampa retornou para mostrar, mais uma vez, o potencial genético das raças Hereford e Braford para a produção de carne de qualidade. O evento reuniu 207 animais das duas raças, divididos em oito lotes, de sete produtores. “Animais com ótima qualidade de carcaça, bem padronizados e com uma excelente terminação”, afirmou Fabiana.

 

Totalizando 2240 pontos, a Estância Tamanca, localizada em Santa Vitória do Palmar (RS), conquistou o prêmio de melhor lote Hereford com a média de peso de 280,57 quilos do lote. A Estância Santa Prenda, de Bagé (RS), foi destaque com o melhor lote Braford com uma média de 307,01 quilos de carcaça. A propriedade alcançou 1880 pontos. Na categoria melhor lote Cruza Hereford e Braford, a Estância Silêncio, de Alegrete (RS), foi a campeã com média de peso de 215,63 quilos, alcançando 1450 pontos.

 

Conforme Fabiana, a atividade foi momento de integração e troca de experiências entre associação, programa de carne, indústria e o produtor. “Um evento que não mostrou apenas a qualidade genética dos animais, mas também a eficiência do produtor na preparação dos lotes. Estamos junto ao frigorífico mas sempre em prol do produtor”, destacou.

 

Foto: ABHB/Divulgação
Texto: Dhésika Vidikin/ABHB

Please reload

Últimos Releases
Please reload