• AgroEffective

Agricultura desempenha papel fundamental na preservação de florestas e da água


Nesta sexta-feira, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional das Florestas. No papel da preservação, boas práticas agrícolas são importantes para manter o equilíbrio no meio ambiente.

O gestor de Marketing e Serviços da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Dirceu Gassen, lembra que o agricultor tem papel fundamental na preservação dos recursos naturais. Com a nova legislação do Código Florestal, onde os produtores gaúchos precisam manter 20% de reserva legal na propriedade. "A preservação da madeira é importante na mitigação de Dióxido de Carbono (CO2). Além disso, uma área de floresta com várias espécies de plantas é um ambiente favorável para o desenvolvimento de inimigos naturais de pragas", afirma

Segundo o gestor da cooperativa, dados apontam que que as florestas produzem cerca de 35 toneladas de madeira por hectare todo ano. Estas árvores consomem o CO2 produzido por 25 mil litros de combustível da combustão de automóveis. Este volume de madeira produzida contém 50% de Carbono em sua constituição e este Carbono é extraído do CO2 da atmosfera, metabolizado no processo de fotossíntese. Neste cálculo, segundo Gassen, 17,5 toneladas de Carbono, consomem 64,05 toneladas de CO2.Cada litro de diesel consumido em motores de combustão, produz 2,68 quilos de CO2 e cada litro de gasolina produz 2,34 quilos de CO2. Com base nesses cálculos, um hectare de floresta consome o equivalente CO2, produzido por 23,9 mil litros de diesel ou de 27,4 mil litros de gasolina. "Em termos gerais, pode-se concluir que a produção de biomassa anual de uma floresta cultivada, consome o CO2 produzido na combustão de aproximadamente 25 mil litros de combustível em automóveis", salienta.

Outro recurso natural, a água, que tem data comemorativa neste sábado, dia 22 de março, também precisa ser fonte de preservação pelos agricultores. Conforme Gassen, o solo tem capacidade de armazenagem de até 10% de seu volume em água. Para o desenvolvimento de grãos, as plantas podem consumir até mil litros para a produção de um quilograma de grãos. "O plantio direto e as boas práticas agrícolas contribuem de forma significativa para a ciclagem de água vinda da atmosfera", ressalta Gassen.

#cooplantio #agricultura #floresta #água #preservação