• AgroEffective

Alto padrão deve marcar Final Nacional da Morfologia na Expointer


Um dos pontos altos da Expointer para os criadores da raça Crioula é o julgamento Morfológico. Este ano, depois de diversas oportunidades de classificação, entre prévias e passaportes realizadas pelo país, 182 animais chegam à Esteio em busca do título de grande campeão do evento. A julgar pela qualidade demonstrada nas seletivas, a disputa será em alto nível e não há como definir favoritos para levar a premiação.

O jurado desse ano será o criador bajeense Carlos Loureiro de Souza, que pela primeira vez atuará na final do circuito, o que para ele é motivo de grande expectativa. Sobre o nível do julgamento, Souza reforça que esta será mais uma final que apresentará o melhor da seleção da raça na temporada. “A cada ano que passa, percebemos que os criadores estão levando a Esteio animais muito bem preparados, e a decisão acaba sendo muito difícil. Espero fazer um bom trabalho”.

A Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), foi a que mais classificou animais neste ciclo da Morfologia. Entre machos, fêmeas e nas prévias, foram dez exemplares que estarão em Esteio. A proprietária, Mariana Tellechea, avalia que o criatório terá uma representação importante no evento deste ano. "Não é fácil classificar tantos animais como conseguimos", salienta.

Para ela, o sucesso no número de classificados nas etapas Passaporte reflete um direcionamento do trabalho da Basca em buscar cada vez mais uma qualidade genética dos animais da raça Crioula. "Não é só o preparo, mas também a qualidade na genética. É preciso fazer o acasalamento correto, a doma correta. É realizado todo um trabalho para se chegar a este nível.

Mariana lembra também o trabalho dedicado da equipe, que tem a frente sua filha, Lila. Para este ciclo, acredita que o grande campeonato da Expointer será de uma disputa acirrada. "O campeonato de Esteio é muito disputado e concorrido. Mas estamos trabalhando com grande empenho", afirma, lembrando que desde os tempos do trabalho com a BT, que era de propriedade de seu pai, a família já concentra mais de 30 prêmios na Expointer.

Sobre as apostas, a criadora destaca alguns animais como Basca Úrsula, grande campeã e melhor exemplar da raça em Avaré (SP), e BT Decisão II, Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Égua Menor em Pato Branco (PR). No entanto, avalia que todos os animais classificados pela Basca estão no mesmo nível. "A fila é muito parelha. É a fila mais importante de animais que já preparamos", observa.

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

#morfologia #passaporte #expointer #cavalocrioulo #abccc