• AgroEffective

Raça Crioula conhece seus grandes campeões de Esteio


A raça Crioula definiu nesta terça-feira à tarde os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Morfologia do ciclo 2014. Mesmo com a chuva que caiu sobre o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta terça-feira, um grande público acompanhou o julgamento final que definiu o título para a égua Marconi Índia, da Estância Boa Vista, de Santana do Livramento (RS) como melhor exemplar da raça e grande campeã das fêmeas e Mujeriego da Reconquista, da Reconquista Agropecuária, de Alegrete (RS).

O proprietário da Estância Boa Vista, Alexandre Espíndola Araújo, comemorou o resultado conquistado nas pistas. Destaca especialmente a recuperação da égua depois de um período de cria e que Marconi Índia está no seu auge. "É uma emoção muito grande, sonhada há anos depois de um trabalho muito sério ainda mais com esta égua que nos deu muita alegria desde que nasceu. Ela pegou cria muito nova e veio se recuperando. Agora ela chegou ao seu auge", afirma.

Emocionado, o criador Marcelo Tellechea Cairoli, da Reconquista Agropecuária, agradeceu a toda a equipe de trabalho do criatório e lembrou da preparação especial que recebeu, além dos títulos conquistados por seus antecessores. "Isso representa mais do que a gente possa falar. Este cavalo é filho de um outro animal nosso que ficou algumas vezes entre os primeiros lugares em Esteio. Esta é a primeira geração desse cavalo e foi um animal que preparamos com todo o carinho", observa.

Responsável pelo julgamento, o criador Carlos Loureiro de Souza agradeceu o convite da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para ser o jurado neste ano. Sobre o nível da competição, ressalta que muitos animais que participaram tinham condições iguais de chegar ao grande campeonato. "Não tem o que falar da qualidade, todas as filas que entraram em pista tinham cavalos e éguas de grande qualidade. O grande campeonato só vai para quatro animais e mesmo que estes quatro não participassem o nível ficaria o mesmo se colocassem outros animais em pista", explica.

Para o presidente da ABCCC, Mauro Ferreira, o resultado e o nível dos animais colocados em pista reforçam o aprimoramento que toda a comunidade crioulista está promovendo em seus plantéis. "O discurso que esta é a Morfologia mais disputada de todos os tempos, de que o Freio de Ouro foi o mais disputado de todos os tempos, tem prazo de validade e é de 12 meses. Nossos criadores são tão competentes que a raça sempre se renova e se supera", reforça.

Confira os resultados

Fêmeas

Melhor Exemplar da Raça - Grande Campeã – Campeã Égua Menor e Melhor Lombo

Marconi Índia, filha de Alto Astral de Santa Edwiges e Arruaceira de Santa Edwiges; criador e expositor Alexandre Espíndola Araújo; Estância Boa Vista, Santana do Livramento (RS)

Reservada Grande Campeã – Reservada Égua Menor

Convocada Cala Bassa, filha de Pirá 1569 do Brazão e Quilero Olaria; criador Marcelo Rezende Móglia, expositor Cabanha Cala Bassa, Cinco Pátrias e Santa Estrella, Aceguá (RS)

3ª Melhor Fêmea – Campeã Potranca Maior

Hulha Negra da Vendramin, filha de São João do Juncal Pandemônio e Safira do Purunã; criador e expositor Aldo Vendramin; Estância Vendramin, Palmeira (PR)

4ª Melhor Fêmea – Campeã Potranca Menor – Melhor Cabeça

VV Zoada, filha de BT Delantero e Piaçaba de Santa Edwiges; criador e expositor Vitor Inácio Volkweis; Cabanha das Fiqueiras, Triunfo (RS)

Machos

Grande Campeão – Campeão Cavalo Menor

Mujeriego da Reconquista, filho de Hijo Bueno da Reconquista e Nuvem do Igiquiquá; criador Marcelo Tellechea Cairoli, expositor Marcelo e Maria da Glória Tellechea Cairoli; Reconquista Agropecuária Ltda, Alegrete (RS)

Reservado Grande Campeão – Campeão Cavalo Adulto

Honrado da Tradição, filho de Charque Justo José e Saia Curta 2692 da Tradição, criador e expositor Paulo Martins Bastos; Estância Nazareth, Alegrete (RS)

3º Melhor Macho – Reservado Cavalo Adulto

Balconero Flor do Tabulero, filho de BT Juruna e Oferta do Xiniquá; criador e expositor Mauro Luciano Melo; Cabanha Tabulero, Eugênio de Castro (RS)

4º Melhor Macho – Reservado Campeão Cavalo Menor

Dom Juan de São Pedro, filho de BT Delantero e Morena de São Pedro; criador Eduardo Macedo Linhares, expositor José Schutz Schwanck; Cabanha Malke, Uruguaiana (RS)

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Sonoras

Alexandre Espíndola Araújo

https://soundcloud.com/agroeffective/alexandre-espindola-araujo-morfologia

Marcelo Tellechea Cairolli

https://soundcloud.com/agroeffective/marcelo-tellechea-cairolli-morfologia

Carlos Loureiro de Souza

https://soundcloud.com/agroeffective/carlos-loureiro-de-souza-morfologia

Mauro Ferreira

https://soundcloud.com/agroeffective/mauro-ferreira-morfologia

#morfologia #cavalocrioulo #abccc #expointer #marconiíndia #mujeriegodareconquista

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco