• AgroEffective

Paleteada define os melhores de 2014 após competição acirrada


Nem mesmo a pista enlameada fez os competidores da Final Nacional da Paleteada desanimarem. Pelo contrário, cada uma das 34 duplas que lutaram em busca do título máximo da modalidade em 2014, a paixão pela raça correu lado a lado, mesmo com a adversidade extra. Na primeira disputa da série de finais na Expointer a não ter o clima como aliado, a dupla João Vitor Claus Dutra montando Milonga Buena da Morada Nova e Ricardo Perez montando Obra Prima da Morada Nova conseguiu extrair o melhor da rusticidade do Crioulo e levar o primeiro lugar.

Nas últimas corridas, já à noite, a chuva deu uma trégua, mas ainda assim a arena continuava pesada e o vento se intensificava. Entretanto, nem mesmo as condições desfavoráveis foram impedimento para os vencedores fazerem sua melhor corrida de vacas.

É o segundo título dos dois, que também foram vencedores no ano de 2012. Dutra agradeceu ao parceiro, responsável pela doma dos animais, e ao pai, Cândido Dutra, que é o criador. Ao avaliar a prova como difícil, tanto pelas condições climáticas quanto nível dos competidores, o ginete reforça que a exigência extra foi o que valorizou mais a conquista. "A raça Crioula não se entrega nunca. Corridas de alto nível com paleteadas sensacionais. Graças a Deus tivemos sorte e compromisso", salienta.

Para o coordenador da subcomissão de Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Carlos Loureiro de Souza. A chuva trouxe dificuldades para os competidores, mas a destreza dos ginetes e a força do cavalo Crioulo superaram a adversidade do clima. "A prova foi como sempre de muito bom nível. Foi disputada porque o tempo e o gado impuseram dificuldades, mas se destacaram os melhores", ressalta.

De acordo com o jurado Júlio Hax, que avaliou a decisão da Paleteada 2014 com Tomás Gonçalves, a competição foi bastante equilibrada. Segundo Hax, a dupla de julgadores optou por adicionar, em comum acordo, de priorizar a doma dos animais na avaliação. Segundo ele, a prova de que a medida foi acertada é de que os cinco primeiros colocados foram as duplas que mais se destacaram dentro deste perfil. “Foi um gado complicado e em uma pista como esta”, diz Hax ao se referir à arena que acabou impondo maior dificuldade aos movimentos após a chuva.

Confira o resultado

1º Lugar

João Vitor Claus Dutra montando Milonga Buena da Morada Nova e Ricardo Perez montando Obra Prima da Morada Nova

2º Lugar

Aluisio Perez Alma montando Pampa Chimarrão e Carlos Souza montando Manta Pampa Tupambaé

3º Lugar

Armando Duarte montando Campana Resolana e Mário Suñe montando Campana Obra-Prima

Texto: Andressa Barbosa/ABCCC

Foto: Everton Souza/ABCCC/Divulgação

Sonora

João Vitor Dutra

https://soundcloud.com/agroeffective/joao-vitor-dutra-paleteada

#paleteada #expointer #abccc #cavalocrioulo