• AgroEffective

Produtores prometem parar estradas gaúchas na próxima quinta-feira


A aprovação pelo congresso da necessidade do emplacamento de máquinas agrícolas foi a gota da água para os produtores rurais gaúchos, que vão deflagrar protesto na próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro. Em diversos pontos do Estado, a promessa é de trancar estradas para protestar contra a medida.

Conforme Alber Martins Guedes, presidente da associação A Voz do Campo, que está mobilizando os produtores rurais, o agronegócio tem sido o setor determinante para a balança comercial brasileira permanecer positiva nos últimos anos e por isso os produtores estão querendo manifestar seu repúdio ao que consideram injustiça do governo com a classe. "Não podemos mais ficarmos calados a mando de políticos incoerentes e não conhecedores do campo, que fazem de seus decretos ferramentas para arrecadar cada vez mais impostos", salienta.

Sobre a questão do emplacamento, Guedes avalia ser incoerente que as máquinas sejam tratadas da mesma forma que automóveis, pois de uma forma geral trabalham apenas na lavoura, transitando em via pública quando deslocam-se de uma propriedade para outra é isso não representa 10% do fluxo. "O tempo que esta máquina usa a via não é nem 2% de seu tempo de operação total. Também pagamos impostos no óleo diesel mais de 23% de impostos, inclusive para manutenção de estradas e não a utilizamos de uma forma geral como carros à diesel e caminhões", reforça

A associação espera que pelo menos 20 mil produtores participem das manifestações em rodovias por todo o Rio Grande do Sul.

#estradas #emplacamento #máquinas #vozdocampo #riograndedosul #protesto