Os oito primeiros classificados para a grande final do Freio de Ouro já serão conhecidos nesta semana. A primeira seletiva será realizada de 4 a 6 de fevereiro em Córdoba, na Argentina, cidade localizada a 700 quilômetros da capital Buenos Aires. O evento, que ocorre dentro da Exposición Otoño em Jesús María 2015 e que também define os campeões nacionais da modalidade, foi antecipado devido à realização da Exposição da Federação Internacional dos Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), que ocorre no mês de março no país.
E a expectativa de brasileiros e argentinos é grande para a competição. Segundo o presidente da comissão do Freio de Ouro da Argentina, Turmo Schaffner, há um crescimento o interesse dos criadores do país na prova. "O criador argentino gosta do teste de desafio proposto e fica orgulhoso quando se consagra com o melhor cavalo. Os argentinos gostam de bons cavalos e por isso sempre se destacam na criação", observa.
Esta evolução é esperada pelos jurados brasileiros que vão para avaliar a prova. Para Rodrigo Py, que será um dos responsáveis pelo julgamento juntamente com Jorge Rosas Demiate Júnior e o argentino Carlos Cattani, a prova, que começou com muita restrição no país, hoje é uma realidade. "Os grandes criadores estão incorporando o circuito. A expectativa é que possamos constatar mais um ano de evolução do Freio de Ouro na Argentina, tanto em qualidade quanto em quantidade. Eles estão conseguindo uma renovação e qualificação de mão de obra especialmente de ginetes", salienta.
Córdoba irá sediar ainda, uma Concentração Morfológica, cujos melhores exemplares argentinos estarão classificados para disputar a Exposição da FICCC.
Confira a programação
4 de fevereiro de 2015 (quarta-feira)
8h – Admissão
14h30min – Morfologia/Andaduras
5 de fevereiro de 2015 (quinta-feira)
10h30min – Mangueira
12h30min – Prova de Campo
6 de fevereiro de 2015 (sexta-feira)
16h30min – Mangueira II
17h30min – Bayard Sarmento/Prova de Campo II
Foto (Golilla Guasito - Vencedor dos machos em 2014): Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação