• AgroEffective/ABCCC

Campeonato Nacional de Paleteada Força B define campeões


Em uma disputa de grande qualidade com corridas em alto nível, a Final do Campeonato Nacional de Paleteada na Força B realizada em Uruguaiana (RS) no dia 3 de maio, consolidou a categoria como importante porta de entrada de competidores da principal divisão da modalidade. A prova, realizada no Parque Agrícola e Pastoril do município, premiou as duas duplas melhores colocadas com as vagas na Final da Força A, que acontece em agosto na Expointer em Esteio (RS).

Julgada por Daniel de Souza Mello e Torquato Tasso Petrarca, a disputa foi realizada em programação que ainda incluiu a última classificatória da Força A do ciclo. A prova teve a participação de 19 duplas que correram seis voltas até a definição dos seus vencedores. Além dos melhores colocados, também foi premiado pelo técnico da ABCCC que supervisionou o evento, Henrique Gonzalez, o cavalo BT Posteiro II, com a distinção do Selo de Raça.

O jurado Daniel Mello destacou alguns pontos importantes da Força B. “Ela oferece a oportunidade tanto ao competidor novo quanto àquele que tem pouco tempo para treinar e ainda aquece o mercado do cavalo de Paleteada pois renova o interesse no esporte”, diz.

Mário dos Santos Suñe, coordenador da Subcomissão de Paleteada da ABCCC, acrescentou ainda que a prova é mais uma oportunidade para chegar à Final da Expointer. “Fiquei impressionado com a qualidade das corridas. As duplas que venceram haviam parado de correr e voltaram à paletear pela B”.

Das dez duplas que correram a etapa final, ficaram com a vaga na decisão de Esteio as duplas formadas por Vagner Schuma montando Rosário Boca Atada e Vicente Saldanha montando Apolo da Tradição e também Cláudio Bastos montando Ataliba da Tradição e Cristiano Rodrigues montando Orgulhosa 464 de Nazareth.

No sábado foram definidas as últimas 15 duplas a garantir a vaga na decisão de Esteio. Beneficiados pela alta qualidade do gado, cedido gentilmente pela Estância Aurora de Fernando Faria Corrêa, e da pista e estrutura do espaço, a prova reuniu bom público nas arquibancadas que não se importou com o tempo instável e chuvoso para prestigiar as corridas. A organização do evento contou com o apoio do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea.

O andamento da prova transcorreu com as seis corridas da primeira fase, por entre os portais de feno, até a etapa decisiva, com a retomada. Na decisão, a dupla formada por Marcio Maciel e Aluizio Perez alcançou no desempate o primeiro lugar sobre os segundo colocados Pedro Bastos e Silvio Ribeiro. Com mais duas corridas avaliadas pelos jurados, a primeira superou a segunda por 18 pontos a 13. “Foi a primeira vez que corri com essa égua. O companheiro do Márcio, Martin Gadret, não pode vir e então ele me convidou. Para mim foi uma honra montar ao lado do Márcio pois conseguimos atingir o nosso objetivo, que era classificar. Não esperávamos ganhar. Agradeço à dupla pela confiança”, comenta Perez.

Já Maciel destacou na conquista a experiência de Nimbo da Música, multipremiado na Paleteada. “Ele já foi duas vezes campeão e já deve ter ido a umas dez finais de Esteio. Está com 22 anos e espero aposentar ele com um título no final do campeonato”, contou, salientando também o nível da disputa, tanto pelos competidores de qualidade quanto pela instabilidade do tempo.

Texto: Douglas Saraiva/ABCCC

Fotos: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

#Paleteada #ForçaB #Uruguaiana #CavaloCrioulo #ABCCC

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco