Com a presença de produtores de diversas regiões do Rio Grande do Sul, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) realizou reunião nesta quinta-feira, dia 11 de junho, para apresentar as ações da entidade aos orizicultores. O encontro ocorreu no CTG Farroupilha, em Alegrete (RS). Na ocasião, o presidente Henrique Dornelles mostrou um histórico de todas as iniciativas dos últimos anos para potencializar a produção e o mercado de arroz.
Conforme o presidente da Federarroz, estão sendo realizadas conversações com governos e instituições financeiras para solucionar as questões que envolvem a lavoura de arroz, como custos de produção, energia elétrica, vencimento de custeio, entre outros assuntos. Por meio de documentos e reportagens, apresentou a movimentação da entidade para dar suporte ao arrozeiro e ampliar mercados para o produto.
Houve o momento também de manifestação dos produtores, que relataram os problemas vividos na lavoura arrozeira. Todas as questões levantadas pelos orizicultores presentes ao encontro serão objeto de análise da Federarroz. "Foi um encontro produtivo onde foi possível elucidar algumas causas do atual problema que estamos vivenciando no arroz. O custo de produção é um deles, apesar de a Federarroz já estar atacando esta questão há algum tempo, há bastante serviço a ser feito", salienta Dornelles.
No final, o presidente da Federarroz pediu aos produtores que acreditem no mercado, pois avalia que as medidas adotadas pela federação juntamente com outras entidades vão surpreender e influenciar positivamente o produtor.