• AgroEffective/ABCCC

Movimiento a La Rienda fechará programação da raça Crioula


Para finalizar a programação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na Expointer, será disputada a final do ciclo do Movimiento a La Rienda no domingo, dia 6 setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Nas categorias Profissional A, Profissional B e Amador A, são dez finalistas para cada uma delas. Já nas divisões Amador B e Crioulos do Futuro, são cinco.

Prova tradicional na Argentina, o Movimiento a La Rienda vem crescendo também no Brasil. A expetativa é de que a qualidade dos competidores mais uma vez mostre esta evolução da prova no Brasil. Os organizadores avaliam que, a cada ano que passa, os conjuntos estão melhores preparados e há um crescimento no número de interessados nesta disputa.

Criado no Chile há mais de 70 anos e popularizado na Argentina há mais de 40, o Movimiento a La Rienda chegou ao Brasil somente em 2010 quando foi disputada a primeira prova Nacional na Expointer, em Esteio (RS). Até então, o Brasil apenas participava deste concurso como convidado da exposição promovida pela FICCC. É a principal prova de adestramento do cavalo Crioulo do Chile e da Argentina.

No Brasil tem servido como passo inicial e teste para ginetes profissionais e equinos para futura participação no Freio de Ouro. Esta disputa é baseada na doma clássica espanhola e testa a habilidade do ginete, além da versatilidade do animal da raça Crioula.

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

#ABCCC #CavaloCrioulo #Expointer #Esteio #MovimientoaLaRienda