• AgroEffective/ABCCC

Paleteada é definida em disputa com alto nível de competidores


O tempo seco contribuiu para o público comparecer à grande final do Campeonato Nacional de Paleteada que ocorreu neste sábado, dia 5 de setembro, na pista do cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer. A prova que definiu no detalhe a melhor dupla na condução do gado contou com 42 conjuntos. O julgamento ficou a cargo de Eduardo Neto de Azevedo e Leandro Amaral.

O primeiro lugar ficou com a dupla Aluizio Perez, de Bagé (RS), montando Laçador Gringa, e Carlos Loureiro de Souza, de Alegrete (RS), montando Manta Pampa Tupambaé. A pontuação final foi 81,75. Segundo Perez, qualquer uma das duplas que chegou à final poderia ganhar a competição, que acabou sendo decidida no detalhe. “É uma emoção muito grande, eu e Carlos fomos criados como irmãos e no ano passado ficamos em segundo lugar. Nesse ano conseguimos juntar essas duas éguas, porque no ano passado a Gringa acabou se machucando e não pôde competir. Tínhamos a certeza do potencial das éguas e que era só a gente se acertar”, salientou.

O coordenador da Subcomissão de Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Mário dos Santos Suñe, afirmou que mais uma vez o nível da prova e dos competidores foi altíssimo. Salientou que a decisão foi no detalhe e agradeceu a todos os concorrentes. “Correr nesta pista não é fácil, é muito quente, e os competidores tiveram muita cabeça, garantindo uma baita final”, destacou.

Neste domingo, dia 6 de setembro, a raça Crioula encerra a sua participação na Expointer deste ano com a final do Campeonato Nacional do Movimento a La Rienda.

Confira o resultado

1º lugar Aluizio Perez, montando Laçador Gringa, e Carlos Loureiro de Souza, montando Manta Pampa Tupambaé 81,75 pontos

2º lugar Leonardo Pavin, montando PP Jeitosa da Renascer, e Maurício Costa, montando PP Juramento da Renascer 78,63 pontos

3º lugar Gabriel Marty, montando Floreio Licurgo, e Luiz Alberto Martins Bastos, montando Floreio Hércules 78,13 pontos

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

#ABCCC #CavaloCrioulo #Paleteada #Expointer #Esteio