• Apil/RS

Encontro reúne pequenas e médias empresas de laticínios da América Latina


A troca de experiências e conhecimento entre pequenos e médios produtores de lácteos da América Latina será a tônica da terceira edição do Encontro Latino-Americano para as Pequenas e Médias Empresas Lácteas (PMES Lácteas), que ocorrerá de 27 a 29 de abril de 2016 no Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS). Pela primeira vez, o evento, organizado pela Associação das Pequenas Empresas de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) e do Portal Lechero, do Uruguai, se realizará no Brasil.

Conforme a coordenadora do evento, Cecilia Agradi, a Apil decidiu trazer o encontro para o Brasil com o objetivo de oferecer aos interessados a possibilidade de criar oportunidades para a troca de experiências, conhecimentos e negócios para a cadeia do leite em geral. "As pequenas e médias empresas lácteas, em particular, têm requisitos específicos, questões próprias e uma ampla gama de oportunidades para se identificar e tornar-se sustentável ao longo do tempo, assim como melhorar a produtividade e a competitividade", explica.

Durante o evento, os participantes poderão discutir os problemas e realidades das pequenas e médias empresas de lacticínios de países latino-americanos. Serão apresentados modelos de negócios em outros países, principalmente exemplos do México e da Argentina, casos de associativismo bem sucedidos e diferentes estratégias de mercado. Mediante a um cenário de turbulência que atinge o mercado interno dos países latino-americanos e os baixos preços internacionais que paralisam as exportações, os pequenos e médios laticínios muitas vezes acabam sendo favorecidos, com o produto chegando ao consumidor sem intermediários, gerando valor ao produto e criando alternativas de comercialização.

No Rio Grande do Sul, dados da Apil mostram que nos últimos cinco anos a representatividade das pequenas e médias empresas de lácteos dobrou. Atualmente os associados da entidade produzem 2,3 milhões de litros de leite por dia, o que representa 18% do total da produção gaúcha. Já em relação ao queijo, este número chega a 65% de tudo o que é produzido no Estado. São cerca de 14 mil propriedades em 280 municípios do Rio Grande do Sul envolvidas nesta cadeia, que gera 3,2 mil empregos diretos.

As edições anteriores do Encontro Latino-Americano para as Pequenas e Médias Empresas Lácteas ocorreram em Santa Fé, na Argentina, em outubro de 2013, e em Colonia Del Sacramento, no Uruguai, em agosto de 2014. Mais informações e inscrições para o evento, que ocorre dentro da Feira Envase Brasil/Brasil Alimenta, podem ser obtidas nos sites www.pymeslacteaslatinas.org e www.apilrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221.3488.

#ApilRS #PortalLechero #PMESLácteas #Leite #BentoGonçalves

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco