• AgroEffective

Bocal de Ouro promete disputa acirrada de inéditos da raça Crioula


O Bocal de Ouro considerado uma das principais provas da raça Crioula e que garante vagas para a final do Freio de Ouro em agosto, acontece nesta semana em Esteio (RS). O evento deste ano traz mudanças em seu regulamento permitindo a classificação de oito machos e oito fêmeas para a disputa do grande título. Participam 96 conjuntos, sendo 48 machos e 48 fêmeas. Conforme o vice-presidente de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Luis Rodolfo Machado, as modificações deram um novo ânimo ao evento sem a necessidade de animais ficarem na reserva. “São mais cavalos que entram com muita qualidade e que não precisarão correr outra classificatória”, explica.

Machado destaca que surgiram bons animais nas credenciadoras, com notas altas em função e morfologia. Entende que esta qualidade sinaliza uma disputa acirrada como acontecem todos os anos e afirma que, na verdade, o Bocal é um Freio de Ouro dos inéditos. O dirigente da ABCCC também ressalta a boa organização do evento, com a utilização nas provas de gado de primeira e pista excelente. “Na cidade do cavalo Crioulo está tudo em dia para receber o público”, garante Machado.

Para Leandro Amaral, que julgará os machos ao lado de Fabio Muricy Camargo e Telmo Raimundi Ferreira, historicamente o Bocal de Ouro revela indivíduos que geralmente depois no Freio de Ouro confirmam a sua performance. Lembra que teve a oportunidade de julgar várias credenciadoras de inéditos este ano e ficou com uma boa impressão dos animais que participaram. “A expectativa é que esses animais cheguem em boas condições físicas e garantam um Bocal de Ouro muito competitivo”, acredita Amaral.

Conforme Jorge Aginelo do Nascimento, que será um dos responsáveis pelo julgamento das fêmeas junto com Lauro Varela Martins e Rodrigo Diaz de Vivar, esta prova será muito importante devido à qualidade dos animais. Reitera que são selecionados cavalos novos que nunca competiram. “O Bocal é praticamente uma prévia do Freio de Ouro, e os animais que irão participar apresentam qualificação morfológica e funcional importante”, afirma Nascimento.

Nos últimos seis anos, dez animais classificados via Bocal de Ouro chegaram entre os três primeiros lugares no Freio de Ouro. No ano passado, pela primeira vez, tanto macho, o JA Libertador, quanto fêmea, a Jotace Utopia, foram campeões no Bocal e no Freio de Ouro.

A programação do Bocal de Ouro começa nesta terça-feira, dia cinco, e segue até o próximo domingo, dia dez, no Parque de Exposições Assis Brasil. O evento também contará com mais uma edição da Expo Outonal. Confira a programação do Bocal de Ouro 05/abril 12:00 h - Término da Entrada dos Animais da Expo Outonal 14:00 h - Concentração de Machos 16:00 h - Início do Exame de Admissão Expo Outonal e Bocal de Ouro 19:00 h - Encerramento do Exame de Admissão Outonal 06/abril 08:00 h - Início do julgamento da Expo Outonal 13:30 h - Cont. do julgamento da Expo Outonal e Grande Campeonatos 18:00 h - Entrega de Prêmios - Expo Outonal 18:00 h - Encerramento da entrada dos animais do Bocal de Ouro 18:00 h - Cont. do Exame de Admissão Bocal de Ouro 20:00 h - Encerramento do Exame de Admissão Bocal de Ouro 21:00 h - Remate Cabanha Maufer (Crioulo remates) 07/abril 09:00 h - Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro - Fêmeas 14:00 h - Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro - Machos 21:00 h - Remate Cabanha Itaó (Trajano Silva) 08/abril 08:00 h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas) 13:00 h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos) 21:00 h - Remate 3J, Don Marcelino e La Castellana (Trajano Silva) 09/abril 08:00 h - Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos) 14:00 h - Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos) 21:00 h - Remate Anual Cabanha Malke (Trajano Silva) 10/abril 09:00 h - Fase Final Bocal de Ouro (Mang/Bayard-Sarmento/Campo) 12:00 h - Encerramento e entrega de prêmios do Bocal de Ouro 21:00 h - Remate Raça (Trajano Silva)

#BocaldeOuro #RaçaCrioula #Esteio