Foi na terra que tem tradição forte na pecuária e que é embalada pelo ritmo da música sertaneja que foram selecionados mais oito animais habilitados para a Morfologia da Expointer. Com a Exposição Passaporte realizada nos dias 16 e 17 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, mais uma vez a cidade de Campo Grande (MS) provou ser um dos polos já consolidados como ponto de referência na área de fomento da raça Crioula.
Para a família Bertoncello, viajar do território paranaense até a capital sul-mato-grossense acabou resultando na realização de um sonho: classificar a campeã CVP Dama de Ouros para a Morfologia da Expointer. “Criamos há quatros. Essa é nossa primeira exposição passaporte e também o primeiro animal que colocamos na decisão. Agora é ver o que vai acontecer lá, mas só de estar presente já é uma grande satisfação”, conta Felipe Bertoncello, que divide a propriedade da égua com o cunhado, Pedro Emílio Bozza.
A conquista não poderia ter sido melhor, já que a fêmea garantiu os escarapelas de Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. Prêmios que foram muito comemorados junto da esposa, Luciane, e das duas filhas, Maria Eduarda e Maria Fernanda, duas pequenas apaixonadas por cavalos. Já conhecida por frequentar a mostra na região, quem também se destacou foi a Estância Três Coxilhas, de propriedade de Adelmo Hess, de onde veio o Grande Campeão da disputa: Pampeano do Recanto Crioulo. Além do vencedor, o estabelecimento localizado na cidade de Barra Velha (SC) garantiu o passaporte para outros três de seus animais, demonstrando a força do criatório catarinense. Em seu quarto ano consecutivo realizando a prova, o Estado do Mato Grosso do Sul provou que segue firme e cada vez mais empenhado em realizar um evento que valorize os esforços da região no fomento do cavalo Crioulo. Os números são um indicativo de mais um sucesso. Desta vez, 74 animais - além de nove jovens candidatos Incentivo - passaram pela pista de julgamento, fator que configura o evento como a exposição Passaporte que apresentou a maior quantidade de exemplares até o momento na temporada atual.
A qualidade apresentada e a evolução regional da raça Crioula foi reconhecida pelo jurado Mauro Raimundi Ferreira, que inclusive foi espectador da primeira mostra realizada no local, em 2013, época em que atuava como presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). “Há anos eu estive aqui, vendo tudo se formar, e agora posso dizer que os criadores da região podem ficar orgulhosos”, apontou o julgador, um dos responsáveis por fixar a realização da Passaporte na região.
As filas que compuseram o grande campeonato também foram elogiadas. Ambas as categorias, machos e fêmeas, foram destacadas pelo jurado como representativas daquilo que se busca dentro da raça. “Um grupo que com certeza vai com um bom nível para a Expointer”, avalia. Além dos animais provenientes do próprio estado sul-mato-grossense, que representaram mais de 70% do plantel de inscritos, o grupo presente foi completado por exemplares vindos de outros cinco estados - Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo - valorizando o potencial do local como sede de seletivas e resultando em um verdadeiro intercâmbio – entre culturas e criadores - benéfico para a raça.
Essa mistura de origens dos exemplares da exposição é comemorada pela organização do evento. “Ficamos muito felizes com essa participação vinda de outros estados. É importante que esses locais, as vezes com mais tradição na criação, venham aqui expor os seus animais para o nosso público. Isso também incentiva os proprietários da região a investir cada vez mais na qualidade local e também para continuar a expansão”, aponta o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul, Eduardo Coelho.
E não foi somente o público ativo do Crioulo que movimentou a mostra. Olhos curiosos e interessados pelo teste de conformação que ocorria no interior da pista fizeram da exposição uma grande vitrine para a raça na região. Isso porque a prova ocorreu junto à programação da 78ª edição da Expogrande, feira organizada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), captando também a atenção de quem circulava no evento voltado para o setor agropecuário.
E o futuro ainda reserva mais conquistas para a expansão do cavalo Crioulo na região, agora também no âmbito funcional. Para o próximo ciclo, em 2017, existem grandes chances de a região sediar uma etapa credenciadora e, inclusive, uma Classificatória ao Freio de Ouro. As primeiras tratativas já foram encaminhadas e, de acordo com o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Júnior, a entidade continua de portas abertas para apoiar a região nessa nova etapa. “Se depender da Associação, com certeza esses planos vão se concretizar, vamos trabalhar juntos para isso”, garante o integrante da atual diretoria. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia conta com o patrocínio de Vetnil e o apoio de Supra. Confira o resultado
FÊMEAS
Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã CVP Dama de Ouros, filha de Hijo Bueno da Reconquista e Tranca do Purunã; criadores e expositores Felipe Bertoncello e Pedro Emílio Bozza, Cabanha Vale Das Pedras, Curitiba/PR Reservada Grande Campeã Pampeana do Recanto Crioulo, filha de Mañanero Manicero e Jurema do Recanto Crioulo; criador e expositor Adelmo Hess, Estância Três Coxilhas, Barra Velha/SC 3ª Melhor Fêmea Peleia do Recanto Crioulo, filha de Mañanero Manicero e Geada do Recanto Crioulo; criador Adelmo Hess e expositores Adelmo Hess e Vinícius Cardoso dos Santos, Estância Três Coxilhas, Barra Velha/SC 4ª Melhor Fêmea Heroína da Tamareira, filha de Boneco do Aceguá e Guapuruma Imagem; criadores e expositores Carla F. Musa e Onécio Silveira Prado Jr, Estância Tamareira, Santa Rita do Passa Quatro/SP MACHOS
Grande Campeão Pampeano do Recanto Crioulo, filho de Mañanero Manicero e Dama da Fascinação; criador e expositor Adelmo Hess, Estância Três Coxilhas, Barra Velha/SC Reservado Grande Campeão Pessuelo do Recanto Crioulo, filho de Encomendero do Recanto Crioulo e Delicada da Fascinação; criador Adelmo Hess e expositor Condomínio Pessuelo, Estância Três Coxilhas, Barra Velha/SC 3º Melhor Macho Monge da Lapa, filho de Viragro Rio Tinto e Pétala do Purunã; criador e expositor Rodrigo Esber, Cabanha Lapa, Araucária/PR 4º Melhor Macho Barão da Lapa, filho de Viragro Rio Tinto e Pétala do Purunã; criador e expositor Rodrigo Esber, Cabanha Lapa, Araucária/PR
Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação Texto: Francine Neuschrank/ABCCC