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Indústria gaúcha de tratores fecha acordo com multinacional italiana


A Tramontini, empresa gaúcha com mais de 30 anos de atuação, fechou importante acordo de cooperação internacional com a montadora italiana Antonio Carraro. Inicialmente, o negócio com a multinacional visa à distribuição e comercialização dos tratores no primeiro momento da parceria firmada entre as duas indústrias. Entretanto, faz parte do acordo com a multinacional, a nacionalização de tecnologia, onde os máquinas passariam a ser montadas no parque fabril da Tramontini, em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.“Esse acordo vai mudar nosso posicionamento no mercado. Vamos incorporar ao nosso portfolio um produto diferenciado, que ainda não é oferecido no mercado nacional. Futuramente, nosso objetivo é lançar uma versão nacional, montada aqui no Estado”, revela o diretor executivo da indústria, Ubirajara Choairi. Inicialmente, a Tramontini vai oferecer três versões de máquinas, nos modelos compacto, articulado e reversível. Os equipamentos possuem potências entre 50 cavalos (CV) e 75 cavalos, desenvolvidos especialmente para regiões de difícil acesso ou montanhosa, onde geralmente são cultivadas frutas, hortaliças, café, entre outras culturas. “São máquinas de alta tecnologia, que apresentam uma nova proposta para as operações diárias do campo, gerando rentabilidade, principalmente para produtores que tenham uma gestão avançada de sua atividade rural”, garante Choairi. Com sede em Campodarsego, na Itália, a AntonioCarraro atua há mais de uma década na fabricação de tratores e destaca-se no mercado internacional por oferecer veículos especiais, isométricos (quatro rodas iguais), reversíveis, articulados e com suspensão independente. Estas características permitem que as máquinas cheguem em regiões onde os tratores tradicionais normalmente não conseguem operar, como locais com grandes inclinações (com até 48 graus), com difícil acesso e culturas específicas que necessitam de máquinas compactas. Ainda por serem reversíveis, os tratores podem trafegar em ambas as direções, apenas alterando a posição do banco, que gira juntamente com o painel, invertendo o sentido de deslocamento. Também possuem modelos com sistema de levante frontal, além do traseiro, o que permite utilizar dois implementos ao mesmo tempo. Os modelos estão disponíveis com ou sem cabina e com transmissão sincronizada de 16 marchas à frente e mesma quantidade de marchas à ré.

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