• ABCCC

Equilíbrio marca classificatória uruguaia ao Freio de Ouro


Das pistas uruguaias saíram mais sete finalistas ao Freio de Ouro 2017. Em prova realizada neste domingo, 14 de maio, no Parque de Exposições do Prado, na capital Montevidéu, três fêmeas e quatro machos garantiram vaga na grande final que ocorrerá no primeiro final de semana da Expointer, em Esteio (RS). O evento foi promovido pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay e integrou a programação da Expo Otoño Equinos 2017, décima terceira Festa do Cavalo no Prado.

Nas fêmeas, a égua Ilusionada Constancia 1002, dos expositores Irmãos Sapelli Gutierrez, da Cabanha La Constancia, e montada pelo ginete Gabriel Marty ficou com o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo na etapa classificatória realizada no Uruguai. Já nos machos, o lugar mais alto do pódio foi para o cavalo PG Mackenna, de Pedro Zaffaroni Scaldaferro e guiada pelo ginete Anibal Berrutti.

De acordo com Rodrigo Py, que foi jurado da prova juntamente com Carlos Marques Gonçalves Neto e Gustavo Weiand, a pista e o gado apresentaram excelente nível mesmo com a chuva que caiu nos dias anteriores à etapa final. Destacou também a qualidade e o equilíbrio da competição. "Foi uma prova que teve como principal característica o equilíbrio e em um nível muito bom, especialmente nos machos, com muita alternância de posições", ressalta.

Quem também prestigiou o evento, cuja programação incluiu uma reunião entre os membros da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), foi o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Suñe, que considerou a prova foi muito competitiva, já que nenhum animal se destacou devido ao equilíbrio entre os participantes. Outro aspecto destacado pelo dirigente foi a evolução dos cavalos e ginetes uruguaios os quais tem condições de competir no Freio de Ouro em igualdade com brasileiros e argentinos.

O circuito do Freio de Ouro 2017, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra. A próxima parada do ciclo será novamente em Esteio, de 18 a 21 de maio, quando será realizada a Classificatória Aberta, que deve selecionar 16 novos finalistas.

Confira o resultado FÊMEAS

1º lugar Ilusionada Constancia 1002, criadores e expositores Irmãos Sapelli Gutierrez, Cabanha La Constancia Ginete: Gabriel Marty. Nota: 20,206 2º lugar Colibri Romanza, criador Colibri; expositor La Pacifica Ginete: Matias Horta. Nota: 19,466 3º lugar Poral Estribeira, criadores e expositores José Maria Campiotti, Cabanha Don Poro Ginete: Juan Pablo Gonzalez. Nota: 18,742 MACHOS

1º lugar PG Mackenna, criador Brasil e expositor Pedro Zaffaroni Scaldaferro Ginete: Anibal Berrutti. Nota: 19,346 2º lugar Jeito Lindo da Bela Aliança, criador Francisco Carlos Habowsky e expositor Condomínio Jeito Lindo Ginete: Adriano Streck. Nota: 19,232 3º lugar Desengaño Cala Bassa, criador Marcelo Rezende Móglia; expositor Condomínio Desengaño; Ginete: Tomas Gonçalvez. Nota: 19,127 4º lugar Tape Basalto, criador e expositor Roberto Mailhos, Cabanha Santa Elena de Guarapiru Ginete: Pablo Durán. Nota: 18,904

Fotos: Gabriel Becco/Divulgação

#ABCCC #CavaloCrioulo #FreiodeOuro #Classificatória #Montevidéu #Uruguai

RELEASES

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco