• Associação dos Arrozeiros de Alegrete

Exposição resgata história da produção de arroz em Alegrete


Uma programação da décima edição Semana Arrozeira que o público terá oportunidade de continuar acompanhando será a exposição Memorial do Arroz, que ocorre no Museu de Arte José Pinto Bicca de Medeiros. Inaugurada no dia 26 de maio, a mostra promovida pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete tem a parceria da Prefeitura Municipal de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, do Comitê da Bacia do Rio Ibicuí e do Expresso Minuano.

O objetivo da exposição é divulgar a trajetória das famílias arrozeiras que se instalaram na região de Alegrete e contribuíram para a história da cultura do arroz no município, além de apresentar as lutas da classe orizícola, importantes para a economia local. O Memorial também conta a história da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, suas conquistas e atividades em prol dos produtores de arroz.

Diversas peças doadas pelos produtores fazem parte da exposição, como uma plantadeira de arroz dos anos 1940. Duas máquinas estão a mostra no pátio do museu: uma trilhadeira cedida pela família Theobald Hettwer, do ano de 1940, além de um trator de roda de ferro da família Parcianello, com data de 1938. Os banners que contam o centenário da produção de arroz em Alegrete, comemorados em 2008, também fazem parte do Memorial do Arroz instalado no museu.

A Exposição Memorial do Arroz vai até o dia 16 de agosto no Museu, localizado na Praça Getúlio Vargas, 158, no Centro de Alegrete, e está aberto a visitação de terças a sábados das 10h às 18h. Mais informações sobre a Semana Arrozeira podem ser obtidas no site www.semanaarrozeira.com.br.

#ArrozeirosdeAlegrete #SemanaArrozeira #Exposição #MemorialdoArroz