As Exposições Passaporte, organizadas por núcleos de criadores de cavalos Crioulos, iniciam neste mês na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e se estendem até julho quando ocorre a última exposição em Campo Verde, no Mato Grosso, percorrendo no total sete estados brasileiros e o Distrito Federal. O circuito de provas define os melhores exemplares para disputar a Exposição Nacional na Expointer, em agosto, em Esteio (RS).
Conforme o presidente do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, Roberto Xavier Martins, que organiza o Passaporte de Pelotas, a expectativa é sempre muito boa com a raça Crioula conseguindo se destacar mesmo com as dificuldades econômicas do país. “A qualidade dos nossos animais é sempre boa. Há pouco tivemos uma prévia da FICCC e a perspectiva agora é que alguns animais dessa exposição participem dos passaportes daqui do Estado”, avalia.
Martins salienta que a criação da raça na região Sul é bem diversificada. “Têm pessoas que criam cavalo para serviços e outras para cavalgadas ou atividades desportivas”,observa.
O Passaporte de Pelotas ocorre entre os próximos dias 12 e 15 e terá como jurado Jorge Rosas Demiati Junior. Em cada prova, quatro machos e quatro fêmeas são habilitados a seguir adiante na disputa, chegando à Expointer 2018.
Confira a programação 13 de abril de 2018 (sexta-feira)
15h - Concentração de Machos
14 de abril de 2018 (sábado)
8h - Julgamento de Admissão da Exposição 10h - Julgamento Incentivo e Início do Julgamento da Exposição 14h - Continuação do Julgamento da Exposição 19h - Confraternização de Encerramento do Eneq-Sul
15 de abril de 2018 (domingo)
7h30min - Julgamento de Admissão Animais a Campo 8h30min - Julgamento de Animais a Campo 10h - Julgamento de Campeonatos e Grandes Campeonatos 12h - Entrega de Prêmios
Foto: Gabriel Oliveira/ABCCC/Divulgação