O criollo é uma das novidades e curiosidades da Copa do Mundo do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Trata-se de uma moeda temática, com cédulas de um a 100, lançada para fins comemorativos da realização da ExpoFICCC 2018 no Brasil, que se encerra em 20 de maio.
De acordo com os organizadores do evento, a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulos (ABCCC), a emissão da moeda, de uso restrito ao espaço FICCC na competição, representa o valor simbólico de integração nacional com os países participantes, entre eles a Argentina e o Uruguai. “A moeda vem para coroar o momento e registrar que estamos todos juntos, que a nossa língua em comum é o cavalo crioulo. É exemplo prático dessa integração”, explica Camilla Menezes, coordenadora de Comunicação e Marketing da ABCCC.
O criollo tem a cotação do real. Pode ser adquirido e utilizado para alimentação e produtos de souvenirs no espaço FICCC e também para fins de coleção. “Os visitantes estão utilizando muito por curiosidade, para registrar o momento e também guardar como lembrança”, finaliza Camilla.