• Agptea

Sala Verde itinerante incentiva educação ambiental em escolas gaúchas


Com o objetivo de reunir teoria e prática e inspirar crianças e adolescentes a adotarem hábitos para preservar o meio ambiente, a Educredi, em parceria com a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), lançou oficialmente neste sábado, 1º de setembro, a Sala Verde Padre Amstad. Espaço lúdico e itinerante, o projeto percorrerá escolas da região metropolitana com oficinas sobre energia renovável, conservação de água e saneamento básico, entre outros temas relacionados à sustentabilidade.

O tema e o formato serão definidos caso a caso pelas instituições de ensino e pelas instituições promotoras, que avaliarão em conjunto o melhor meio de disseminar o conhecimento aos alunos, de acordo com a faixa etária e oportunidade de aplicação do conteúdo no dia a dia. A ação integra o Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente, que contempla espaços semelhantes em todo o Brasil. Atualmente, existem 638 salas verdes no País, sendo 44 delas no Rio Grande do Sul.

A iniciativa foi anunciada durante o Seminário de Apresentação dos Resultados do 1º semestre de 2018 da Educredi, realizado no auditório Sala Professor Calvete, da Agptea. Na ocasião, o diretor presidente da Educredi, Elson Costa, destacou aos associados e público presente o aumento do quadro social da entidade, que mais que duplicou em relação a 2010. Os números também mostram crescimento signifcativo na carteira de empréstimos, patrimônio líquido e resultados.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, enfatizou a importância de se construir cooperações pensando no futuro. “Temos sempre de olhar adiante e perceber o quanto podemos contribuir em termos de preparação educacional”, afirmou, citando como exemplo a pedagogia de projetos, que auxilia os alunos a analisar adequadamente situações e hipóteses no mercado de trabalho.

Foto: Ton Silva/Divulgação

#Agptea #Expointer #Educredi #SalaVerde #Educação