• Agptea

Evento debate na Serra Gaúcha nova realidade para a educação agrícola


O 33º Encontro Estadual de Professores e 6º Congresso Estadual de Ensino Agrícola que acontece em Canela, na Serra Gaúcha, nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro, têm por objetivo promover uma discussão do Ensino Profissional Agropecuário do País frente à nova realidade do mundo do trabalho. A ideia é debater as possibilidades e conquistas no mundo globalizado, inserção e discussão das problemáticas sociais, econômicas e ambientais, valorização profissional e oportunidades de formação. A programação será realizada no Hotel Klein Ville. A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) e a Federação Nacional do Ensino Agrícola (Fenea), promotoras dos eventos, acreditam que a Educação Profissional Agrícola é estratégica para a conscientização de que o desenvolvimento rural sustentável, que proporciona melhoria na qualidade de vida das populações rurais, é fundamental. Porém, alertam que para manter uma educação de qualidade em todos os níveis, é urgente a necessidade de capacitação continuada dos professores e alunos, de uma readequação curricular à realidade rural, e de diretrizes políticas e pedagógicas específicas.

Segundo o presidente da Agptea, Fritz Roloff, o prazer de ensinar será a tônica do Encontro e do Congresso. Salienta que não há meio termo, se a educação não for prazer, vai ser tortura. “Vemos hoje tantas escolas que não conseguem mais imprimir um ritmo prazeroso na educação. É importante fazer uma educação com alegria para um mundo que precisa tanto de amor, de esperança, e de menos violência”, observa.

A programação iniciará na quinta-feira, dia 25 de outubro, às 15h, com a recepção das delegações e a partir das 17h acontecerá a reunião do Conselho de Diretores das Escolas Agrícolas e da diretoria da Federação Nacional do Ensino Agrícola (Fenea). A abertura oficial do encontro será às 19h30min, seguida pela palestra do professor doutor Luiz Eduardo Valiengo Berni, da Universidade Federal de São Paulo (USP), abordando o tema “Ensinar é prazer”.

Na sexta-feira, dia 26, durante a manhã e tarde, prosseguem as palestras. Às 8h30min, o professor Cláudio Fioreze, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), vai falar sobre o “Perfil profissional perante o mundo do trabalho”. Às 10h15min, será a vez do painel “Sucessão e Empreendedorismo Rural”, com Alexandre Meneguzzo e Adriano Antônio Fiorini.

À uma da tarde, palestra da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Professores Estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre (Educredi) sobre “O cooperativismo na era pós moderna”. E, na sequência, a partir das 15h, encerrando o ciclo de palestras, as entidades Sintargs e Sintagri/Atasc/Conea farão o painel “Novo Conselho Profissional dos Técnicos Agrícolas e suas implicações para o ensino”.

No sábado, 27, último dia do 33º Encontro Estadual de Professores e 6º sexto Congresso Estadual de Ensino Agrícola, será feita durante a manhã uma visita a Escola Agrícola Bom Pastor na localidade de Linha Brasil, em Nova Petrópolis (RS). O encerramento dos eventos ocorrerá à tarde, com um almoço.

Os eventos têm a coordenação de Denise Oliveira da Silva e contam com o apoio da Escola Bom Pastor, localizada na Linha Brasil, em Nova Petrópolis (RS), da Educredi, Cooperativa de Crédito dos Professores, Facta Empréstimos e Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Sintargs).

#Agptea #Encontro #Congresso #Professores #TécnicosAgrícolas #Canela