top of page
Agptea

Agptea propõe parceria para revitalização das escolas agrícolas


Documento com demandas voltadas ao ensino agrícola do Rio Grande do Sul foi entregue nesta segunda-feira, dia 13 de maio, pelo presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Fritz Roloff, ao secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Na pauta, estão propostas de parceria para a revitalização das escolas agrícolas estaduais para realização de eventos e de cursos de formação continuada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Uma das demandas apresentadas é a realização de uma Feira das Escolas Agrícolas que poderia integrar a Expoleite Fenasul de 2020. Conforme a entidade, o objetivo é promover um maior incentivo para a pesquisa e o empreendedorismo nas escolas técnicas, em especial nas agrícolas. De acordo com o presidente da Agptea, a ideia é também colocar a Associação à disposição para um trabalho de integração intersecretarias. “Acreditamos que com as entidades trabalhando juntas, será possível encontrar mais alternativas para fortalecer não só a educação profissional, mas também o trabalho mais holístico dos nossos jovens que se voltam para a agricultura”, destaca.

O secretário Covatti Filho propôs um novo encontro técnico com a participação também de outras entidades, como a Emater, para definir ações e programas com o objetivo de incentivar e fortalecer a pesquisa, assim como dar mais vida ao Parque Assis Brasil. Uma nova reunião para debater todas estas questões ficou agendada para o próximo dia 10 de junho.

Roloff aproveitou a oportunidade para convidar o secretário a participar do Encontro Estadual de Professores e Congresso Nacional de Ensino Agrícola que será realizado em Porto Alegre nos dias 4, 5 e 6 de julho próximo. Participaram também da audiência o deputado estadual Ernani Polo, do Progressistas, o tesoureiro da Agptea, Carlos Fernando Oliveira da Silva, e a coordenadora Administrativa, Dandara Ninon Medeiros da Silva.

bottom of page