• ABHB

Touros de São Gabriel se destacam na Exposição Hereford e Braford


A cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS), foi a grande campeã da pista central da Expointer 2019, com exemplares concorrendo na categoria machos das raças Braford e Hereford. A competição genética foi realizada nesta terça-feira, dia 27 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A mostra das raças foi promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

O supremo campeão das raças Hereford e Polled Hereford foi o touro macho chamado Vacariano, com 878 quilos. O animal de dois anos pertence a uma parceria da cabanha com as fazendas Mãe Rainha e Esperança. O expositor vencedor, Raul Southall, representando a cabanha gaúcha, comemorou as conquistas. “Realmente é um sentimento de dever cumprido e vamos trabalhar para que no ano que vem consigamos esse mesmo resultado. Hoje genética é algo muito complexo. Temos que estudar a genealogia da mãe, do pai, observar os irmãos e ou filhos de determinado touro para um acasalamento correto. É um negócio de alto risco”, explicou. Com o exemplar Touro RS 38-TEH36 Heros, a cabanha Vacacaí, com sede, inclusive, em Santa Margarida do Sul (RS), também conquistou o título de grande campeão Braford da Expointer 2019. O animal de 17 meses pesa 666 quilos.

Ainda na categoria Hereford, a cabanha Touro Passo, de Uruguaiana (RS), venceu com o macho Topass 3371. Com 1025 quilos, o touro de propriedade de Guilherme Pereira Duarte recém irá completar três anos. A competição foi avaliada pelo jurado Juan Horacio Gutiérrez, da cidade de Corrientes, Argentina. “As provas tiveram um nível muito alto, estou muito feliz com o que encontrei aqui. Julguei quesitos como correção, deslocamento, feminilidade nas fêmeas e masculinidade nos machos. Acredito que estão fazendo um excelente trabalho e tem um grande futuro pela frente”, avaliou.

Esta edição da Expointer consolida a importância da genética e demonstra o crescimento das raças no Brasil, avalia o presidente da ABHB, Luciano Dornelles. “Estes títulos, estas rosetas são uma propaganda maravilhosa para as cabanhas e a difusão genética das raças. Todo criador investe na genética pensando no futuro, na venda de animais adultos. Afinal, todo produto tem um fim que é a carne. Nós estimulamos o produtor e o criador a procurar um animal de melhor carcaça que resultará, por consequência, em uma carne com qualidade superior para o consumidor”, explicou.

A fêmea grande campeã da Braford foi Anjo da Guarda 38-D171, da Cabanha Estância Anjo da Guarda, de Uruguaiana (RS), do proprietário Frederico Ormazabal Sastre. Já na raça Hereford, a grande Campeã foi a vaca TE2403, de Eneida Maria Ormazabal Sastre, também da Estância Anjo da Guarda. A Reservada Grande Campeã Hereford foi o animal 420, do criador Willy Haas Filho, da Fazenda Irapuá, de Cachoeira do Sul (RS). A Anjo da Guarda também levou o título nas Fêmeas Polled Hereford com a fêmea TE 2409. A Reservada Grande Campeã Polled Hereford ficou com o exemplar TE30116, de Guilherme Duarte, da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana (RS).

#ABHB #Hereford #Braford #Exposição #Expointer