top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Abertura da Colheita do Arroz movimenta o turismo e a economia da região Sul do Estado


Com uma programação que proporciona visibilidade ao agronegócio, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas também contribui na geração de oportunidades e negócios nos municípios envolvidos no evento, como Capão do Leão e Pelotas. Em sua última edição, 13,5 mil visitantes, de diversas regiões do país e do exterior, circularam pela feira e pela região. Este é o sexto ano seguido que a Abertura da Colheita, que chega à sua 34ª edição, vai ocorrer na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), e será entre 21 e 23 de fevereiro, com o tema "Gestão Potencializando Safras".


As prefeituras de ambos os municípios atribuem ao evento uma grande importância para o crescimento da região Sul do Estado. O prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, afirma que o apoio e a participação do poder público são fundamentais para o sucesso de iniciativas que promovem o desenvolvimento econômico e social de uma região. “Quero expressar minha profunda gratidão pela oportunidade de participar ativamente desse momento significativo para a nossa comunidade agrícola”, enfatiza.


Para Schmitt, ao unir esforços com os agricultores, produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva, estão sendo fortalecidos não apenas o setor agrícola, mas toda a economia local. “A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas não é apenas uma celebração do trabalho árduo e dedicação dos nossos agricultores, mas também uma oportunidade de destacar a importância desse setor para a sustentabilidade e o progresso de Capão do Leão”, argumenta o prefeito.


Conforme Schmitt, o comprometimento em apoiar eventos como este reflete “a visão de uma gestão que valoriza e investe no desenvolvimento rural, reconhecendo a importância estratégica da agricultura para o crescimento do município”.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, coloca que a realização do evento no município “irmão” de Capão do Leão, é um reconhecimento a toda história e tradição da região na cultura do arroz. “Além das plantações, nós temos também o maior centro de beneficiamento de arroz da América Latina em Pelotas. Então, realmente, esta cadeia produtiva é extremamente forte no nosso município e na nossa região”, ressalta.


Segundo Paula, fazer a Abertura da Colheita é uma forma de voltar os olhos para as origens da cultura do arroz no Rio Grande do Sul. “É também valorizar todos aqueles que se dedicam a essa produção, ampliando a competitividade do Estado, abrindo oportunidades de renda e de desenvolvimento para a nossa população”, pontua a prefeita, afirmando ter certeza de que será um grande sucesso. “Pelotas e Capão do Leão estão engajadas junto com os organizadores para fazer um grande evento”, finaliza.


Já o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, salienta que o evento tem ajudado de forma significativa no fortalecimento de toda a cadeia que trabalha com turismo, nas áreas de hospedagem e de alimentação. Enfatiza, ainda, que também as entregas na parte científica são igualmente importantes para a região em que o agro tem grande relevância. “No período em torno de sete dias que envolve o evento, ou seja, o antes e o depois também, nós temos quase que 100% de ocupação nos meios de hospedagem na nossa cidade. É um público muito qualificado, com capacidade de consumo significativo, além de todos os encontros que as grandes empresas do segmento realizam nos restaurantes da cidade e que acabam alcançando quase a totalidade da sua lotação”, informa.


Bazanella pontua que a Abertura da Colheita “veio para ficar e tende a crescer muito ainda, dando, cada vez mais, resultados positivos para o desenvolvimento da região Sul”. “Temos que agradecer aos organizadores. A Federarroz tem feito uma parceria muito legal com todos os municípios e, especialmente, com Pelotas”, conclui o secretário.

Palestras, arena digital, feira, salão da indústria 4.0, vitrines tecnológicas, homenagens e o Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz fazem parte da programação do evento que pode ser conferida no site colheitadoarroz.com.br, assim como as inscrições, que já estão abertas e são gratuitas. A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Embrapa e do Senar RS, com patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).


Foto: Paulo Rossi/Divulgação

Comments


bottom of page