top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Agptea promoverá Mostra de Educação Profissional na Expointer


Em 2022, a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) sediará a Mostra de Educação Profissional para estudantes das escolas técnicas agrícolas do Rio Grande do Sul. A atividade integrará a programação da Expointer, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Na casa da Agptea, cada uma das 27 escolas públicas de ensino agrícola do Estado terá espaço para apresentar um projeto. Destes, apenas cinco serão classificados para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontece de 24 a 28 de outubro deste ano. “Nós acreditamos que, desta forma, estamos também abrindo espaço e recuperando um pouco, pelo menos para as escolas agrícolas, a participação em eventos de educação profissional”, explica o presidente da Agptea, Fritz Roloff.


Para a associação, esta é também uma oportunidade de motivar e envolver os estudantes no processo de aprendizagem, além de uma forma de ampliar o acesso a grandes eventos científicos. “Sem a pesquisa, o aluno vira um mero paciente do processo e apenas recebe conteúdos já pré-estabelecidos. A pesquisa torna o aluno participante ativo e protagonista do processo”, afirma Roloff.


A Mostra de Educação Profissional da Agptea tem o apoio da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), que irá realizar uma mostra virtual com todas as escolas de educação profissional. Das 12 vagas, cinco serão específicas para as escolas agrícolas estaduais. O objetivo é reinserir as instituições no processo científico e requalificar a ação pedagógica como um todo, segundo Roloff.


O presidente da Agptea incentiva que as escolas comecem a organizar suas próprias mostras internas e, posteriormente, manifestem seu interesse em apresentar na Expointer. Todas as instituições de ensino agrícola do Estado podem exibir um projeto na feira, para isso precisa fazer sua inscrição pelo e-mail coordenacao@agptea.org.br ou pelo telefone 51 3225-5748 e garantir vaga no alojamento. O regulamento, ficha de inscrição e formulário de revisão foram enviados pelas Coordenadorias da Educação e estão disponíveis para download no site www.agptea.org.br.


Foto: Ton Silva/Divulgação

Comments


bottom of page