• AgroEffective

Argentina recebe primeira classificatória ao Freio de Ouro 2021


A primeira classificatória ao Freio de Ouro do ciclo de 2021 ocorrerá neste final de semana na Argentina. A seletiva no país vizinho acontece entre os dias 25 e 27 de março na cidade de Tandil. A programação, que poderá definir os oito primeiros classificados para a final da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), prevista para o primeiro final de semana de outubro, não terá a presença de público e vai cumprir os protocolos sanitários e de distanciamento social do país para combate à Covid-19.


Segundo o vice-presidente Técnico da ABCCC, José Luiz Laitano, a Argentina vem investindo muito na modalidade, tanto que hoje é um dos países integrantes da FICCC que tem mais volume de animais correndo. "Eles têm muitas credenciadoras que ocorrem o ano inteiro, com um aumento de volume muito grande nos últimos três anos e terão uma classificatória grande novamente. Os animais argentinos têm demonstrado grande participação na final do Freio, alguns com ginetes brasileiros. Hoje também existem vários jurados argentinos nos quadros da ABCCC", salienta.


O julgamento, inclusive, contará com um trio argentino de avaliadores. Os primeiros animais selecionados da temporada serão conhecidos sob o julgamento de Carlos Cattani, Federico Arguelles e Leandro Decotto. As etapas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Asociación Criadores de Caballos Criollos (ACCC) no endereço https://www.youtube.com/channel/UCFntzqobHXCgLAlej1lh6oQ.


Confira a programação


25 de março de 2021 (Quinta-feira)


9h - Morfología

14h - Andaduras, figura VSP e esbarradas


26 de março de 2021 (Sexta-feira)


9h - Mangueira I

16h30min - Prova de Campo I


27 de março de 2021 (Sábado)


9h - Mangueira II

Na sequência: Bayard/Sarmento e Prova de Campo II


Foto: Fagner Almeida/Divulgação