top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Ascribu faz mutirão de limpeza para recuperar casa na Expointer e pede ajuda

O dia 19 de junho de 2024 foi marcado pelos bufaleiros como o dia do reencontro com a casa da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos, a Ascribu, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), após as enchentes históricas do mês de maio. E o cenário não foi nada animador. Móveis revirados, a maioria irrecuperável, lama incrustada no piso, marca nas paredes de 1,5 m de água e as redes elétrica e hidráulica comprometidas.


O primeiro passo foi retirar da casa todo o material danificado e colocá-lo na parte de fora para começar o processo de lavagem de piso e paredes com uso de lava-jato de grande capacidade. Onze pessoas trabalharam no mutirão, entre elas a presidente da Ascribu, Desireé Möller, e o vice-presidente, Raphael Gonçalves.


Em meio ao trabalho, a presidente fez um apelo aos produtores bufaleiros “do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo”, no sentido de ajuda para reerguer a Casa do Búfalo. “Todos sabem que praticamente todo o nosso estado foi atingido por uma enchente histórica no mês de maio, e a nossa Casa do Búfalo também foi arrasada. Perdemos tudo aqui. Ficaram apenas as paredes”, relata.


Desireé lembrou que no ano passado, ao completar 45 anos, a Casa do Búfalo recebeu em torno de 200 bufaleiros de todas as partes do mundo na Expointer. “E é neste sentido que venho pedir ajuda para podermos reconstruir a Casa do Búfalo para essa Expointer que será a da superação”, convida. Segundo a presidente, a Ascribu vem trabalhando arduamente na divulgação, tanto da carne quanto do leite de búfala aqui do Rio Grande do Sul.


Na mesma linha, o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, enfatiza que um grupo de criadores e colaboradores começou nesta quarta-feira a trabalhar na reconstrução da Casa do Búfalo. “A gente perdeu todos os móveis, porta, fiação, rede elétrica que precisa ser refeita, assim como a rede hidráulica porque o nosso estrago aqui na Associação foi muito grande”, constata.


Gonçalves também pede a colaboração de todos no sentido de reerguer o espaço dos bufaleiros no Parque Assis Brasil, “para voltar a ser aquele espaço constituído nos últimos 45 anos, de acolhimento dos bufaleiros, não só do Estado, mas do Brasil e do mundo que nos visitam, principalmente na Expointer”. Raphael aproveita, ainda, para convidar todos para que venham participar da Expointer deste ano, entre 24 de agosto e 1º de setembro, que será, segundo ele, a Expointer de superação para todo o nosso estado. A Ascribu disponibiliza um Pix para qualquer tipo de ajuda que será bem-vinda. A chave pix é o CNPJ 89554240000141.

Comments


bottom of page