top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Búfalo é atração em festa de emancipação de Passo do Sobrado


O búfalo foi atração da festa de 31 anos de emancipação do município de Passo do Sobrado (RS), localizado no Vale do Rio Pardo. Este domingo, 19 de março, o público que compareceu à praça da Emancipação pode conferir as qualidades da carne de búfalo em um assado promovido pela Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), que levou uma carcaça inteira para esta degustação.


Conforme o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, a região tem vários criadores, sendo alguns tradicionais que já criam há mais de 30 e 40 anos. "E esta festa que coincide com o aniversário da cidade e se transformou na festa do búfalo também. E a associação este ano foi procurada e a gente e em parceria com um dos criadores tradicionais serviu o público e está demonstrando a qualidade da carne de búfalo", destacou.


O criador que fez a doação da carcaça de búfalo para a festa da cidade foi Tales Mariante Celeste. Lembrou que já há algum tempo, por iniciativa dos criadores, esta promoção já é feita no município. "Há anos viemos promovendo o búfalo em todos os sentidos, tanto carne quanto leite além da criação extensiva. Esta é uma região tradicional. Comecei em 1970 e depois disso apareceram alguns criadores. Passo do Sobrado tem uma tradição na criação desta espécie", reforçou.


Além da carcaça inteira assada para a festa, outro atrativo estava na banca da agroindústria de embutidos Ferreira, localizada na cidade. Um salame de búfalo foi comercializado na banca do empreendimento. Segundo a proprietária da agroindústria, Vanessa Ferreira, o objetivo foi criar um produto diferente. "Como a gente comercializa no açougue que a gente tem, a minha ideia era fazer um produto diferente. E o nosso município tem esse diferencial, até para divulgar também a carne do búfalo. Eu fui testando e depois que fiz um curso de processamento, levei o produto para experimentar. E o pessoal gostou", observou.


Vanessa disse que na Expointer do ano passado o produto foi levado e fez grande sucesso com o público da feira. Atualmente a produção é de cerca de uma tonelada para levar nos eventos que participam e para atender a demanda do público inclusive de fora da cidade, que já tem interesse na venda.

Comments


bottom of page