• AgroEffective

Bom momento da pecuária gera expectativa de forte demanda na Temporada de Outono


Os leilões de outono da pecuária, neste ano, devem registrar preços valorizados. A expectativa para os remates da temporada, tanto de genética - touros e ventres registrados -, como de animais comerciais - cria e recria -, são muito positivas, em função do excelente momento que atravessa a pecuária gaúcha e nacional.


Conforme Eduardo Eichenberg, um dos diretores da Conexão Delta G, entidade que reúne associados cuja produção está baseada nas raças Hereford e Braford, ao que pese as dificuldades econômicas que o país atravessa em função da pandemia de Covid-19, o aumento expressivo das exportações de carne desde o fim de 2019 levou a uma forte valorização do preço do boi gordo, o que consequentemente teve um efeito cascata em todas as demais categorias. “Este aumento foi puxado, principalmente, pela crescente demanda chinesa e fortalecido no último ano pela desvalorização do Real perante ao Dólar, aliado a uma diminuição dos abates em nível nacional”, explica.


Eichenberg lembra que em 2020 já foi vivenciada uma grande valorização, e, no primeiro trimestre de 2021, o preço do gordo já está, em média, 40% superior ao mesmo período de 2020, com efeito semelhante nas demais categorias de cria e recria. “Isso nos leva a crer que teremos uma forte demanda nos próximos leilões, em especial naqueles realizados por integrantes da Conexão Delta G - cujos eventos, tanto comerciais quanto de genética, já são reconhecidos pela superioridade qualitativa das suas ofertas”, ressalta.


Segundo Eichenberg, o Leilão Anual da Fazenda Nova, Revolution e Conexão Pampa de Outono são alguns dos eventos que ofertarão excelentes touros e matrizes das raças Hereford e Braford ao longo dos meses de abril e maio. Destacou, ainda, que o CP Produção, que ocorrerá em Alegrete também no mês de abril, terá uma das maiores ofertas de animais comerciais das raças Hereford e Braford neste outono.

Em relação aos preços, Eichenberg acredita que ocorrerá uma valorização entre 30% e 40% sobre os valores praticados no outono passado, especialmente nas fêmeas, “uma vez que a atividade de cria está bastante valorizada”. Salienta que a busca por animais superiores das raças Braford e Hereford, como os que os integrantes da Conexão Delta G costumam ofertar, certamente será muito grande.


De acordo com o leiloeiro Lourenço Campo, também associado da Conexão Delta G, a comercialização do terneiro está muito valorizada, estimulando um aumento de plantel, a retenção de fêmeas e, consequentemente, uma demanda maior por touros. “Acredito que teremos uma temporada forte, baseada na arroba do boi que sustenta o nosso negócio. O valor do boi gordo está muito firme”, enfatiza.


Desde o ano passado os leilões online ganharam espaço e se consolidaram, mantendo as vendas aquecidas. E, agora, em 2021, eles terão novamente um importante papel.