top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Braford é a raça com maior número de bovinos de corte de argola na Expointer


As raças Hereford e Braford estarão em peso no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer 2023, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro. Segundo a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), serão 320 exemplares, sendo 135 Hereford e Polled Hereford e 185 Braford, tanto rústicos quanto de argola.


Nos animais de argola, o Braford será a raça mais representativa desta edição da feira, com 94 exemplares em exposição, conforme dados divulgados pela Secretaria da Agricultura. O presidente da ABHB, Eduardo Soares, destaca que isso demonstra a credibilidade do trabalho realizado pela associação. “Uma verdadeira invasão cara branca na Expointer 2023. O Braford é a raça de maior número de bovinos dentro do galpão e a associação com maior número de bovinos na feira. Isso nada mais é do que a credibilidade que a ABHB tem junto aos seus associados e criadores e ao trabalho árduo dos mesmos em produzir nas propriedades, investir e ter este retorno de seus investimentos através de ótimos negócios”, salienta, lembrando ainda esperando que a Expointer seja o prenúncio de uma primavera pujante, de bons negócios e com as raças Hereford e Braford na vanguarda, tomando a frente das propriedades no Brasil.


Na tarde do dia 28 de agosto, está previsto o julgamento de classificação dos machos e fêmeas da raça Hereford e Polled Hereford modalidade argola, às 13h. Na terça-feira, 29 de agosto, a partir das 8h30min, ocorre o julgamento de classificação das fêmeas da raça Braford modalidade argola. Já às 13h30min, está previsto o julgamento de classificação dos machos Braford argola. No dia 30, quarta-feira, acontece o julgamento de classificação dos animais da modalidade rústicos, a partir das 8h, os exemplares da raça Hereford e Polled Hereford entrarão em pista, na sequência será o julgamento de classificação dos animais da raça Braford.


E os responsáveis pela avaliação dos animais em pista serão, na raça Hereford, o ex-presidente e integrante do corpo diretivo da Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai e proprietário da Cabanha Tupambaé, Alejandro Costa. O jurado também já esteve em pista durante a Expointer 2015 e Exposição Nacional 2019. Já na raça Braford o escolhido para avaliação foi o consultor de genética pecuária, criador e jurado internacional, Carlos Ojea.


Foto: Gustavo Rafael/Divulgação

Comments


bottom of page