O Brasil vai sediar novamente o Congresso Mundial Braford que se realizará em 2025 no Rio Grande do Sul. A primeira vez foi em 2000, no município de Uruguaiana. A 9º edição será entre 28 de maio e 4 de abril e ocorrerá em duas etapas. Inicialmente será feita uma Gira Técnica que percorrerá 980 quilômetros e incluirá visitas em propriedades produtoras nas cidades de Itaqui (RS), Uruguaiana (RS), Sant'Ana do Livramento (RS) e Arambaré (RS). Na sequência, a programação será no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com exposição e julgamento dos animais, além de eventos técnicos e sociais. Durante o Congresso também ocorrerá a 18ª edição da Exposição Nacional da raça Hereford.
O evento tem por objetivo unir os criadores da genética Braford de vários países. Busca proporcionar a troca de informações sobre os avanços genéticos e de produtividade da raça, a sua situação atual e de suas associações, bem como estabelecer estratégias para a contínua expansão mundial do Braford.
O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Eduardo Soares, entidade organizadora do evento no Brasil, destaca que, assim como os criadores da raça, toda a pecuária brasileira terá uma oportunidade muito boa. “Os olhos da pecuária mundial estarão voltados para o Brasil com o intuito de não só ver aquilo que é produzido na raça Braford, mas também a importância da pecuária nacional em nível mundial”, observa.
Conforme Soares, à ABHB cabe receber todos os visitantes estrangeiros e brasileiros e proporcionar uma Gira Técnica por importantes propriedades. “A ideia é oportunizar uma visão do sistema de produção de rebanho que hoje sustenta muito a produção de carne de qualidade no Brasil”, coloca. A Gira vai culminar com uma exposição no Parque de Esteio. “Nesta exposição, poderemos mostrar a ponta da pirâmide, os animais mais destacados de suas gerações na pista de julgamento e também confraternizar e trocar experiência com diversos criadores do Brasil inteiro”, explica.
O Congresso Mundial Braford ocorre a cada três anos. Já foi realizado em países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Austrália e Estados Unidos.
Foto: Gustavo Rafael/Divulgação
Comentários