top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Campo Grande classifica oito Cavalos Crioulos para competição nacional


Chegando na sua 10ª edição, o Passaporte Morfologia do Mato Grosso do Sul foi realizado entre os dias 21 e 22 de abril, fazendo parte das atividades da 83ª Expogrande, uma das maiores e mais antigas feiras agropecuárias do Brasil, em Campo Grande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, capital do Estado. Admitidos pelo técnico do evento, Romeu Koch, mais oito exemplares carimbaram sua vaga para a Morfologia Expointer de 2023. Oito animais, quatro machos e quatro fêmeas, estão classificados para a final nacional da Morfologia, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em agosto na Expointer, em Esteio (RS)


Sob o olhar atento do jurado titular Carlos Marques Gonçalves Neto, e tendo como jurado auxiliar Bruno Wagner da Silva, o melhor exemplar foi Que Guapa do Ribeirão Bonito, que também foi Grande Campeã e Campeã Potranca Menor. Iniciando sua trajetória morfológica neste ano, a colorada é filha de Basco Bandido e Jamaica do Ribeirão Bonito, criada e exposta por Arison Jung, Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava, Paraná.


No comentário, o jurado titular a definiu como: “Encontrei o que procurei, nas fêmeas: éguas femininas, com bom selo racial, de bom tronco, éguas que caminhem com naturalidade. A encontrei na potranca naturalidade nos seus andares, uma potranca feminina, de bom pescoço, uma boa paleta, boas angulações, bons garrões, muita feminilidade”.


Entre os machos, um exemplar que entrou nas pistas em 2022 e já esteve na Morfologia Expointer daquele ano, garantiu o Grande Campeonato. Inédito da Kaygangue, filho de Índio do Boeiro e Fabulosa da Reservada, é criado e exposto por Vinícius Roncaglio, Empreendimento Kaygangue, Palmas (PR), garantiu vaga como Grande Campeão do Passaporte de Campo Grande (MS). “Questão de detalhes entre os quatro animais. Optamos pelo cavalo menor, um cavalo de bom selo racial, que hoje se encontra com uma musculatura bem definida, bem composto, uma boa garupa, uma paleta bem marcada, um bom tórax que se harmonizam e se completam”, foi o comentário de Carlos Marques Gonçalves Neto sobre o Grande Campeão.


Para finalizar, Carlos comenta que foi um Passaporte “com qualidade muito boa, bem organizado, animais bem apresentados, nos engrandece bastante ter vindo ao Mato Grosso do Sul, um Estado que está em pleno desenvolvimento com a raça Crioula. Acho interessante a união dos Criadores para realizar os Passaportes. A Pista, em si, muito favorável, acho que os oito exemplares passaporteados vão muito bem na grande final e a gente leva pro sul uma mensagem que o Cavalo Crioulo tem espaço aqui em cima, e que tem muita gente apaixonada pelo Cavalo Crioulo e que está investindo e que fica feliz com a nossa vinda até aqui”.


Bruno Wagner da Silva, que cumpriu a função de jurado auxiliar deste Passaporte, fala de como foi a sua experiência. “Um prazer auxiliar o Caco, foi um aprendizado bem importante nessa função de jurado auxiliar, já que ordenei a fila dos Incentivos e no Passaporte sempre teve troca de ideias, agregando bastante conhecimento. Isso tudo mostra o desenvolvimento e a expansão do nosso Cavalo que tem espaço no País inteiro”, finaliza.


Roberto Araújo Diedrich, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul (NCCCMS), fala que “tudo ocorreu bem, como o planejado. Durante a semana tivemos Redomão, Um Ano de Freio e Freio do Proprietário e agora consagrando com chave de ouro o Passaporte. Agradecer a quem veio de fora, aos sócios, tivemos animais do Estado passaporteados e andando bem na fila”, resumiu o presidente.

Confira os classificados


FÊMEAS


Melhor Exemplar do Passaporte e Grande Campeã

QUE GUAPA DO RIBEIRÃO BONITO

Criador: ARISON JUNG Expositor: ARISON JUNG Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava (PR)


Reservada Grande Campeã

PROCESION DA CARAPUÇA

Criador: RUBENS ELIAS ZOGBI Expositor: GUILHERME SKVIRA Estabelecimento: CABANHA DIVINA MARIA, Prudentópolis (PR)


Terceira Melhor Fêmea

CELA DO PIRAI

Criador: IRMÃOS BORBA MÓGLIA Expositor: NOSLEN BONFIM JUNYOR Estabelecimento: FAZENDA SETE IRMÃOS, Novo Horizonte Do Norte (MT)


Quarta Melhor Fêmea

SIMPATIA DA DON FERRANTE

Criador: PARCERIA ANDREANI E FERRI Expositor: PARCERIA ANDREANI E FERRI Estabelecimento: CABANHA DON FERRANTE, Lagoa Vermelha (RS)


MACHOS


Grande Campeão

INÉDITO DA KAYGANGUE

Criador: VINICIUS RONCAGLIO Expositor: VINICIUS RONCAGLIO Estabelecimento: EMPREENDIMENTOS KAYGANGUE, Palmas (PR)


Reservado Grande Campeão

QUE BUENO DO RIBEIRÃO BONITO-TE

Criador: ARISON JUNG Expositor: ARISON JUNG Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava (PR)


Terceiro Melhor Macho

FULANO DE TAL DE LOS BUENOS

Criador:LUIS CARLOS KOCZKODAY Expositor: LUIS CARLOS KOCZKODAY Estabelecimento: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, São Francisco De Paula (RS)


Quarto Melhor Macho

IMPERADOR CALA BASSA

Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA Expositor: JOSÉ ATÍLIO MARCANTONIO MURICY Estabelecimento: CABANHA DA MACENA, Vacaria (RS)


Fotos: Fagner Almeida/Divulgação

Comentários


bottom of page