top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Carcaça de búfalo será destaque em festival gastronômico de Minas Gerais

O festival Fuegos é um dos principais da culinária do fogo em Minas Gerais. Além de ser uma celebração da gastronomia, como destacam os organizadores, o Fuegos também se caracteriza como uma comunidade em torno do fogo, onde fãs e apreciadores se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências. O evento ocorrerá em 25 de maio, no Parque da Gameleira, na capital mineira


O assado da carcaça de búfalo será responsabilidade do chef mineiro Mário Portella. Com mais de dez anos ministrando cursos e mais de 100 reportagens nos principais veículos de Comunicação do país, o chef é uma referência na culinária brasileira. A presidente da Ascribu, Desireé Möller, destaca que a parceria com Portella começou quando ele veio assar uma carcaça pela primeira vez em um evento de churrasco em Porto Alegre (RS), no ano passado. “E essa parceria foi estendida com Marcelo Wanderley, que é o organizador do Fuegos, e foi quem trouxe o Mário Portella para assar na capital gaúcha.


Desireé deu um exemplo de como é surpreendente a situação da carne de búfalo: “no Festival Fuegos de 2023, quando assaram a primeira carcaça de búfalo por meio da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, o produto foi tão aceito que a Ascribu foi convidada a participar da edição deste ano. No entanto, Desireé ressalta que não será possível, devido às enchentes no Rio Grande do Sul. ”Recebemos o convite com muito carinho, estava tudo pronto para irmos a Belo Horizonte, mas em função dessa tragédia que acontece no nosso Estado o momento é de ficar e cuidar dos nossos”, pondera.


A presidente da Ascribu, no entanto, aposta mais uma vez no sucesso de degustação da carcaça de búfalo junto ao público que visitará o Fuegos. Desireé adianta que existe uma perspectiva de assar carcaças de búfalo em Curitiba e em São Paulo no ano que vem.

Comments


bottom of page