top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Cavalo Crioulo marca presença na Grande Final da Liga Classe A nas provas de laço

Maio começa com um grande evento para a raça em Goiás, marcando a presença do Cavalo Crioulo naquele estado. Será realizada até o dia 5 de maio a Grande Final do Cavalo Crioulo na Liga Classe A. Em paralelo, no dia 2 de maio, ocorrerá a 1ª Exposição Morfológica Liga Classe A. Os dois eventos serão na Cabanha Alma Farrapa, na cidade de Jataí (GO), durante o rodeio nacional de laço comprido.


Conforme o expansionista da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Bruno Marques, a LCA reúne os principais competidores de laço comprido e foi idealizada pelo gaúcho Antônio Ademar, produtor rural e criador de cavalos Crioulos. Este será o segundo ano que a Cabanha Alma Farrapa irá sediar a final do Cavalo Crioulo na LCA. “Ele tem uma visibilidade muito grande. A Liga tem promotores de eventos afiliados em 18 estados. Para o Cavalo Crioulo, esta parceria desde o ano passado, nos viabiliza fazer contatos com novos promotores de eventos, fomentar e dar um apoio melhor para regiões onde não conseguimos chegar”, explica Marques.


Quanto à realização da 1ª Exposição Morfológica dentro da Liga, o expansionista da ABCCC explica que o objetivo é mostrar o Cavalo Crioulo e incentivar os praticantes do laço e até os criadores que estão no rodeio a se aproximarem da raça. “Passar informação do que na raça se busca, o que se procura, e mostrar realmente a raça Crioula. Vejo essa parceria como muito proveitosa e acredito que a gente vai colher bons frutos”, avalia o expansionista da ABCCC. Ele também se arrisca em dizer que a maioria dos animais participantes, dentro do rodeio dele, da final da Liga, são Crioulos.


As disputas na Cabanha Alma Farrapa iniciaram no dia 26 de abril com o Crioulaço Oficial. Já a competição da Liga começou no dia 29. No sábado, dia 4 de Maio, tem a Final Nacional Cavalo Crioulo. O extensionista da ABCCC conta que, como o Cavalo Crioulo estará presente nas demais provas e modalidades, os competidores que montarem exemplares da raça serão monitorados. “A gente fez a parceria com a Liga para premiar os melhores animais, os melhores Crioulos dentro do evento deles”, explica Bruno Marques.


Foto: Fagner Almeida/Divulgação

Comments


bottom of page