top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Chapecó classifica exemplares da raça Crioula rumo à Nacional da Morfologia


Nos dias 21 e 22 de abril de 2023 foi realizada mais uma Morfologia Passaporte, que movimentou o Parque de Exposições Tancredo Almeida Neves (Efapi), no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com 62 animais admitidos pelo técnico Thiago Orlando, o evento foi sediado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Oeste Catarinense (NCCCOC) e garantiu mais oito vagas para a final em Esteio (RS), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


Com avaliação de Telmo Raimundi Ferreira e suporte do jurado auxiliar, Rodolpho Hickmann Demoliner, GAP Nórdico garantiu o Grande Campeonato na categoria Machos. Mas foi na categoria Fêmeas que tivemos o destaque duplo para RE Odalisca-TE, que conquistou o Grande Campeonato da categoria e também o título de Melhor Exemplar da Raça nesta exposição. Com a missão de julgar cada um dos animais que passaram pela exposição, a dupla de jurados da Passaporte não poupou tempo e avaliou minuciosamente cada exemplar de maneira única, em busca daqueles que melhor representassem o standard da raça Crioula. "Fico imensamente contente em ver uma pista de passaporte com tamanha potência racial. Foram apenas dois dias de julgamento, mas o resultado que obtivemos aqui só comprova que estamos no caminho certo" salientou o jurado principal, Telmo Raimundi Ferreira.


Na categoria Fêmeas, com 33 exemplares, os animais mais desenvolvidos provaram sua conformação em pista e garantiram o Grande Campeonato para a categoria Égua Adulta. Com uma exemplar que já vem conquistando escarapelas desde Potranca Menor - já tendo passagens pela Morfologia da Expointer -, RE Odalisca-TE, que não só puxou a fila da categoria, também recebeu a faixa de Melhor Exemplar da Raça nesta exposição. Nas considerações do jurado, a fêmea evidenciou-se "...graças a sua qualidade racial, além de exibir um belo e impressionante volume, com uma boa capacidade de avanço e linhas muito modernas. Ela se enquadra totalmente no standard da raça", finalizou Telmo Raimundi Ferreira. Criada e exposta por Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS), ela é filha de JA Manda Chuva na mãe RE Jeitosa.


Nas filas formadas pela categoria Machos, quem esteve presente pôde presenciar a alta qualidade racial dos exemplares. Diferentemente do que aconteceu na categoria Fêmeas, foi nos Potrancos Maiores que surgiu o Grande Campeão da categoria desta exposição. Vindo de uma genética reconhecida na raça, GAP Nórdico representou muito bem as qualidades que são importantes no Cavalo Crioulo. "Estamos aqui julgando uma raça definida e identificamos de imediato todas as qualidades nestes exemplares. No Grande Campeão se destaca a qualidade de equilíbrio, docilidade, facilidade de avanço, além de garrões muito bem implantados, o tornando uma verdadeira fortaleza. Este cavalo ainda é jovem, então será muito interessante ver sua evolução daqui para frente", concluiu o jurado principal. GAP Nórdico, que é filho de Fantástico de São Pedro e Dakota de São Pedro, foi exposto por Parceria GAP Genética, da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS).


Com o sucesso do evento, o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, Amélio Francisco Kwiecinski, agradeceu a presença de todos que participaram. "Obrigado cabanheiros, expositores, criadores e apoiadores por terem vindo prestigiar a nossa Passaporte. Tem pessoas que vieram de longe e tenho certeza que foram bem recebidos. Agradeço também a Associação pelo auxílio e aos integrantes deste núcleo”, finalizou


Logo após foi a vez do presidente da ABCCC, César Augusto Rabassa Hax, agradecer pela qualidade do evento. "Agradeço a recepção e a qualidade desta Passaporte. Agradeço também a Deus por nos presentear com este belo final de semana de sol, onde tudo fica mais bonito, onde as pessoas ficam mais felizes e o nosso cavalo é isso. Muito obrigado aos expositores, cabanheiros e criadores que se fizeram presente. O que vimos aqui é um trabalho que já vem sendo feito há muito tempo, então a gente fica feliz de ver este resultado em pista", destacou.

Confira os classificados

FÊMEAS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

RE ODALISCA-TE

Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA Estabelecimento: EST NCIA LIBERDADE, Rolante (RS)


Reservada Grande Campeã

DON ALDINO BRISA

Criador: RENAN FELIPE MENEGHINI E BARBARA DA SILVA Expositor: RENAN FELIPE MENEGHINI E BARBARA DA SILVA Estabelecimento: EST NCIA DON ALDINO, Chapecó (SC)


Terceira Melhor Fêmea

ÓPERA DO ROSAL

Criador: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO Expositor: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO Estabelecimento: FAZENDA ROSAL DO CRUZEIRO, Palmas (PR)


Quarta Melhor Fêmea

TR DESTACADA-TE

Criador: ELIETE VIGNAGA TONUS Expositor: ELIETE VIGNAGA TONUS Estabelecimento: CABANHA TRADIÇÃO CRIOULA, Pato Branco (PR)


MACHOS


Grande Campeão

GAP NÓRDICO

Expositor: PARCERIA GAP GENÉTICA Estabelecimento: CABANHA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


Reservado Grande Campeão

LEMA DOS CASTANHEIROS-TE

Criador: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS Expositor: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS Estabelecimento: CABANHA DOS CASTANHEIROS, Pejuçara (RS)


Terceiro Melhor Macho

JURAMENTO DOS CASTANHEIROS

Criador: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS Expositor: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS Estabelecimento: CABANHA DOS CASTANHEIROS, Pejuçara (RS)


Quarto Melhor Macho

EL PAISANO DOS SEIS TENTOS

Criador: FÁBIO GUSTAVO SAND Expositor: FÁBIO GUSTAVO SAND Estabelecimento: CABANHA SEIS TENTOS, Campo Erê (SC)


Fotos: Felipe Ulbrich/Divulgação

Comments


bottom of page