top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Cuidados especiais são determinantes para animais em exposição na Expointer


Os meses que antecedem à Expointer são de cuidados especiais com os animais que serão expostos. Muitos recebem cuidados veterinários específicos, alimentação especial e outros até tratamento de beleza que realcem a pelagem. O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvetrs) destaca que a característica da feira impõe outros preparos, também essenciais.


É o caso da água. O presidente do Simvetrs, João Júnior, lembra que nas propriedades os animais bebem água sem incorporação de químicos. “A água fornecida no parque pela empresa pública responsável é com cloro, e isso pode fazer com que os animais estranhem bastante”, ressalta. Ele recomenda que a adaptação seja feita previamente ou, na impossibilidade, de que seja ofertada a mesma água consumida na propriedade, e que uma saborização possa ser efetuada.


O barulho constante no Parque de Exposições Assis Brasil também é preocupante. O Simvetrs recomenda que sons altos sejam incluídos na rotina dos animais, como a execução de música durante o manejo, para que não ocorra o desconforto ou agitação durante a Expointer.


Outro ponto levantado pelo presidente do sindicato é quanto ao conforto térmico, visto a grande variação climática nos dias de feira. “Se tivermos uma elevação de temperatura é preciso que haja um resfriamento destes animais e é importante que o parque tenha condições e planejamento para baixar a temperatura deles”, destaca. O objetivo é evitar que sofram com o estresse térmico.

Commentaires


bottom of page