Culminância em escola caxiense realiza expressiva atividade do Programa TJC no Rio Grande do Sul
- Artur Chagas
- há 6 horas
- 3 min de leitura

A comunidade do bairro Forqueta, em Caxias do Sul, (RS), acompanhou neste sábado, 17 de maio, a Culminância do Programa TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania. Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio José Generosi apresentaram trabalhos a partir de conteúdos relacionados aos temas de Direitos Humanos, Cidadania, e Direitos e Deveres do Trabalhador.
O Programa TJC foi criado há 20 anos pela Associação Nacional das Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e busca promover a educação em direitos humanos, cidadania e direitos e deveres do trabalhador nas escolas públicas. No Rio Grande do Sul, a aplicação do programa é coordenada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).
A apresentação dos trabalhos ocorreu no Salão Paroquial da Forqueta, com a presença de cerca de mil pessoas entre alunos, familiares, professores e magistrados. A Coordenadora Regional do TJC, a juíza do Trabalho Aline Fagundes, destacou o forte engajamento da Escola José Generosi. “A escola abraçou o TJC de uma maneira gigantesca, com muito amor e dedicação. Cada turma recebeu apenas quatro aulas de 45 minutos e mesmo assim produziram trabalhos com consistência e profundidade, o que mostra que estudaram e foram além do conteúdo recebido”, destacou.
A aplicação do programa teve início em março, com a capacitação das professoras e professores. Dez magistrados ministraram as aulas ao longo dos meses de março, abril e maio para atender todas as turmas, em um total de 500 alunos. A juíza anunciou, ainda, que estão previstas, como parte do programa, visitas dos alunos à Justiça do Trabalho de Caxias do Sul e Porto Alegre.
Já a juíza Ana Julia Fazenda Nunes, titular da 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, que coordenou as atividades dessa edição do programa, destacou a feliz escolha da Escola José Generosi. “A escola amou ser escolhida pelo Programa TJC. Os trabalhos apresentados pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio superaram nossas expectativas, o que emociona a todos nós”, completou.
A servidora da Justiça do Trabalho há 25 anos, Denise Bampi, que foi peça fundamental na organização do evento, conta que nasceu no bairro Forqueta e foi aluna da Escola José Generosi. “Temos envolvimento, amor, com todo esse trabalho. A escola está no meu coração desde sempre”, comentou.
A diretora da Escola José Generosi, Aline Haetinger, lembrou que a instituição passou por momentos difíceis, mas que foram revertidos com a ajuda da comunidade. “Vendo hoje a participação de pais, alunos e comunidade é possível perceber que as famílias estão apoiando, porque notam que a escola está no caminho certo”, afirmou. Aline recebeu das mãos da juíza Aline Fagundes o Certificado de Participação da Escola no Programa TJC, oferecido pela Anamatra. No evento, a instituição de ensino também comemorou seus 85 anos.
O evento foi prestigiado pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargador Ricardo Martins Costa, que referiu que a atividade traz um “sopro de esperança” para o Brasil. “Ver esses jovens compreendendo o mundo do Trabalho é muito gratificante e emocionante”. Martins Costa acrescentou que, na qualidade de presidente do TRT4, a Culminância na Escola José Generosi foi um dos momentos mais emocionantes vividos por ele como Juiz do Trabalho.
Durante a atividade, realizada no Salão Paroquial da Forqueta, foi servido um almoço para aproximadamente 800 pessoas. À frente das panelas, com a experiente parceria da professora Daniela Balbinot Marchet, estava o juiz do Trabalho titular da 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Rafael da Silva Marques. Foram preparados 160 quilos de carne e 110 quilos de massa. O Juiz Rafael Marques é aluno do curso de gastronomia da Unitec e conta que tem apreço especial pela cozinha comunitária. Adquiriu grande experiência durante a enchente, quando chefiou sete cozinhas e foi subchefe de sua professora em outras duas. No período prepararam 5 mil refeições.
Estavam presentes, ainda, a juíza Milena Ody e os juízes Adair João Magnaguagno e Marcelo da Silva Porto, voluntários do programa em sala de aula, e o juiz Renato Fagundes, que auxiliou na entrega das refeições. Em retribuição a todo o envolvimento e dedicação dos professores e alunos, a escola será presenteada com um parquinho, adquirido com verba do programa, oriunda de patrocínios e de parceiros, bem como dos próprios juízes.
コメント