top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Doma de Ouro e Um Ano de Freio tem campeões consagrados


Os 77 conjuntos admitidos para a Final do Doma de Ouro 2023 deram início nas provas na Semana do Cavalo, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que leva o nome do saudoso crioulista João Manoel Cordeiro Costa carinhosamente conhecido por Maneca Costa. A Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, recebeu os conjuntos para a primeira fase, e nesta quinta-feira, 26 de outubro, foi formado o pódio deste Ciclo 2023, sob avaliação dos jurados Juliano Duarte Lisboa e Ricardo de Freitas Labrea, supervisão supervisão dos Técnicos, Cláudio Neto de Azevedo e Ricardo Guazzelli Martins.


Um ginete que terminou a primeira fase, após etapa de Andaduras, Figura, Esbarradas, Voltas Sobre Patas e Esbarradas, além do controle no aparte dos novilhos por meio do aparte, entre os três primeiros colocados, Marcos Braga Silveira de Ávila mostrou seu trabalho apresentando Santa Augusta Sesmaria, conjunto que consagrou-se campeão do Ciclo 2023, atingindo média final de 98,950. Chegada do campo para ser amanunciada em menos de 60 dias, Marcos destaca uma característica da campeã: "Apesar de ser medrosa, a égua tem um coração e uma alma gigante que superam seus medos"; outro ponto destacado pelo ginete, refere-se ao trabalho em equipe, qual é ferramenta fundamental para alcançar os resultados: "Quero agradecer também a todos aqueles que fazem parte da minha equipe de trabalho, que me auxiliam, sem eles me ajudando seria bem mais difícil de conquistar os resultados, esse prêmio é nosso". A jovem fêmea preta rabicana salina, prestes a completar três anos, é uma filha de Esquilador do HV e Nochera Madrasa, criada e exposta por Fernando e Guilherme Vasconcellos, da Estância Santa Augusta, de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul.


Já no Um Ano de Freio, aprimorando o trabalho de base, após 365 dias de treinamento, os conjuntos que disputaram o ciclo da Doma de Ouro 2022, voltam para a Arena do Cavalo Crioulo, para demonstrar sua evolução, a qual foi avaliada pela dupla de jurados Alexandre Pons Suñe e Rafael Geiss Terra. "Quando o Cavalo é bom, ele mostra seu potencial desde o início. Essa égua me proporcionou o título de Campeão da Doma de Ouro 2022, e agora o título de Campeão de Um Ano de Freio deste ciclo, e com toda certeza o futuro dela será brilhante", destaca Luis Gustavo Rodrigues Ruas sobre Verdad da Bela Aliança, conjunto que terminou a Final do Um Ano de Freio 2023, com a maior média (11,673), entre os 52 conjuntos que entraram em pista para disputa. A fêmea colorada que liderou de ponta a ponta na disputa, é uma filha de Eleito do Mano a Mano e Gurupa Sureña, de criação e exposição de Francisco Carlos Habowsky, Cabanha Bela Aliança, de São Bento do Sul, Santa Catarina.


Os resultados completos podem ser conferidos no site da ABCCC em www.abccc.com.br.


Foto: Maurício Vinhas/Divulgação

Comentários


bottom of page