• AgroEffective

Educredi oferece curso gratuito de educação ambiental para professores da rede pública


A Cooperativa de Crédito dos Professores Educredi está realizando uma formação de professores para a construção de programas de educação ambiental. O curso, que ocorrerá em encontros mensais de abril até novembro, é voltado para educadores da rede pública e precisa de auxílio para a formulação de propostas em sua escola. A promoção, virtual e gratuita, faz parte do programa Sala Verde – Padre Amstad, realizado pela instituição em parceria com a Apoena Socioambiental. Além dos encontros mensais, atividades quinzenais também serão realizadas.


De acordo com o diretor-presidente da Educredi, Elson Sena, a ideia é ajudar os educadores no processo de construção de propostas educacionais relacionadas ao tema do meio ambiente. "Ele faz parte da nossa programação da Sala Verde e pretendemos levar este curso para as escolas e professores. Nossa ideia é formar uma concepção de educação ambiental aos professores para levarem conteúdos e realizarem programas para seus alunos dentro de suas escolas e trabalhar questões dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", destaca.


Serão apresentados conteúdos como educação ambiental com cases de escolas sustentáveis, programa Lixo Zero, entre outros. Os inscritos também já terão acesso ao 3º seminário de Educação Ambiental realizado pela cooperativa, além de participar da elaboração da 3ª Cartilha de Educação Ambiental. As inscrições podem ser feitas por qualquer professor, não necessariamente associado na Educredi. O site é www.educredi.com.br/salaverde.


O projeto Sala Verde nos últimos dois anos, desde seu funcionamento, já impactou mais de 3,8 mil pessoas diretamente e 8,5 mil indiretamente com as suas ações. Foram realizadas neste período oficinas, cursos, seminários e participações em eventos em comunidades, entre outras atividades. Em 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, as atividades foram online e tiveram participação de profissionais de vários locais do Brasil, além de países como Portugal, Uruguai e Angola.